Diante do interesse dos gigantes de moda sobre o aumento de consumo em economias emergentes, como a brasileira, a maioria das cadeias de moda locais têm planos de expansão.
Com o varejo de moda em expansão, em grande medida empurrada pelo consumo crescente da classe B e C, as redes de lojas de moda vem investindo na abertura de mais pontos. Em 2013, não será diferente. Única cadeia estrangeira a operar no Brasil, aqui instalada desde 1976 e considerada a maior operação fora da Europa, a C&A tem canalizado seus investimentos para áreas onde não atua. Recentemente, a rede chegou a três novas cidades: Mogi-Guaçu (SP), Cabo de Santo Agostinho (PE) e Juazeiro do Norte (CE).
Segundo a empresa, a intenção em 2013 é “manter o ritmo acelerado de expansão e chegar a dez novas cidades e um novo estado”. Embora não especifique quais municípios, está prevista a inauguração de uma loja da rede em Marabá, no Amapá Garden Shopping (veja mais na reportagem Expansão segue novos shoppings neste especial). A C&A também não tem lojas no Acre, em Rondônia e Tocantins.
Até meados de maio, a Riachuelo inaugurou sete das 38 unidades previstas para o ano, conta Marcella Kanner, gerente de marketing da empresa. A rede encerrou 2012 com 169 lojas. De acordo com a executiva não há prioridades regionais no mapa das inaugurações. “Nossa intenção é que os produtos da Riachuelo que oferece preço baixo e excelente qualidade cheguem ao maior número de brasileiros. Assim atingiremos nossa proposta que é democratizar a moda”, afirma. Entre as novidades está prevista a abertura em agosto de outra Riachuelo Mulher no Golden Square Garden, shopping center em construção em São Bernardo do Campo (SP).
Com plano de chegar a cem lojas nos próximos dois anos, até 2015, a Loja Seller, com origem na região de Campinas, interior paulista, mantém 52 lojas – apenas magazines com artigos de moda. Outras oito lojas são especializadas em artigos de cama, mesa e banho. Segundo a empresa, a expansão da rede foi mais vigorosa a partir de 2004. Também ressalta a parceria com o grupo que controla a Fatex, fabricante de artigos de cama e mesa; e a Corttex, indústria têxtil que produz tecidos, como voil e tafetá.
O jeans é um dos principais produtos no mix dos magazines de moda. Com o slogan Jeans é tudo, a rede comercializa modelos de diferentes marcas como Sawary, Biotipo, Mix, Lemier, Perusin, Emporio Denim e Indigo Red, entre outras. “O objetivo da empresa é trabalhar para um crescimento significativo do jeans dentro do mix de marcas”, afirma a Seller em comunicado ao GBLjeans.
A Pernambucanas tem planos de abrir dez lojas até o final de 2013, pelo menos duas delas em shopping centers que serão inaugurados em cidades do interior paulista – Shopping Nações Limeira e Shoping Cidade Sorocaba, ambos previstoa para abrir em setembro. De acordo com informações da empresa, serão aberta lojas em São Paulo e no Paraná, considerados “dois estados que possuem um excelente potencial de crescimento.”
No início do ano, a Marisa anunciou plano de abrir 51 unidades até o final de 2013. Também a Havan, de Santa Catarina, prevê ampliar o espectro de atuação com a abertura de dez lojas em cidades ou estados onde ainda não atua. Em São Paulo, serão inaugurados pontos ainda este ano em Bauru, Franca, Jundiaí, Ribeirão Preto e Santa Bárbara, todos municípios do interior paulista. Outros cinco estão programados para Mato Grosso (Rondonópolis e Sinop), Mato Grosso do Sul (Campo Grande), Paraná (Colombo) e Goiás (Anápolis), onde ainda não atua.
Forte no Mato Grosso, a Avenida tem presença em outros estados da região centro-oeste, alguns do norte e nordeste. No sudeste, Espírito Santo reúne sete lojas, enquanto em São Paulo são duas lojas no interior – Barretos e Limeira. No Paraná, tem apenas a loja de Londrina. Já a rede da Esplanada, do Ceará, ainda está mais concentrada no estado, com pouca participação em outros estados da região, além do Distrito Federal e do Pará. A Noroeste, do Maranhão, abriu duas lojas no Piauí. Pompéia e Besni são maiores, mas, atuam apenas nos estados de origem – Rio Grande do Sul e São Paulo, respectivamente.