Primeira loja será aberta em abril, dentro do planejamento de abertura de 30 a 32 lojas em 2019 com investimento de R$ 100 milhões
Dentro do planejamento de abrir de 30 a 32 lojas em 2019, com investimentos estimados em R$ 100 milhões, está a estreia da Pernambucanas no mercado do Rio de Janeiro. Controlada pela Arthur Lundgren Tecidos, a primeira loja da varejista será inaugurada em 28 de abril na cidade de Itaperuna, contou em primeira mão ao GBLjeans, o presidente da companhia Sérgio Borriello. A segunda no estado tem abertura programada para 07 de maio em Itaboraí, acrescentou o executivo.
As outras três frentes de expansão da rede em 2019 contemplam cidades do centro-oeste brasileiros, nos estados de Goiás e Mato Grosso, e no Distrito Federal. Nesta quinta-feira, 28 de fevereiro, a Pernambucanas abre sua primeira loja em Corumbá. Em maio chega a Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, onde já tem Pelotas e Passo Fundo. A terceira frente é o Espírito Santo, enumera Borriello que participou na quarta-feira, 27 de fevereiro, do lançamento da coleção de outono-inverno, que chegará às lojas depois do Carnaval, em 7 de março.
MIX DE PRODUTOS AMPLIADO
Em 2018, foram abertas 28 lojas que ajudaram a aumentar as vendas, ampliando a rede para 345 pontos. “Começamos bem 2019. Tivemos um encerramento de ano bastante bom”, afirma o presidente da Pernambucanas. Ele conta que além da expansão física da rede de lojas vai aumentar o sortimento comercializado, liberando novidades o ano inteiro.
Até o final do primeiro semestre, ele prevê o início da comercialização de novas categorias, como perfumes e cosméticos, a exemplo do que já fazem outras varejistas de moda. Desde o ano passado, começou a oferta de óculos e relógios em um grupo selecionado de lojas. A recepção positiva leva a varejista a estender esses itens para todas as lojas da rede.
Em vestuário, uma das novidades previstas é a linha Bebê (0 a 18 meses), que a Pernambucanas não tinha, e será liberada em meados do ano, quando em geral a varejista lança o verão.
JEANS DO INVERNO
A entrada da linha jovem masculino urbano a partir do inverno reflete os bons resultados de venda da versão feminina, lançada no verão, em outubro. Como a coleção das garotas, também a dos homens não será vendida em toda a rede, ficando restrita às lojas maiores. O jeans é importante nessa linha voltada ao público engajado, de perfil ativista e “cheio de atitude”, com calças em sarja preta, camisetas alongadas e calças super skinny.
O jeans para mulheres plus size foi ampliado no inverno incorporando mais formas, que não apenas as calças. O inverno tem camisas, vestidos, macacão e macaquinho. No geral, o inverno da Pernambucanas apostou em calças cropped reta, mom cropped, pantacourt, pantalona, lavagens com reserva e lavagens claras a despeito da estação que geralmente concentra opções escuras.
No lugar de jaquetas, entram camisas do tipo safári, não tão pesadas, com bolso fole na frente e amarração na cintura. A sarja colorida retorna com mais força na coleção feminina de jeans, com conjuntos de jaqueta trucker e saia com botões na frente, em preto, vinho, caramelo e verde militar.
O outono/inverno 2019 da Pernambucanas foi apresentado em desfile na capital paulista, aberto e encerrado pela atriz Paolla Oliveira, que continua o rosto de moda da varejista. No catálogo da estação ela foi fotografada por Renato Machry.
VAREJISTA LANÇARÁ CONTA DIGITAL
Em serviços financeiros, Borriello anuncia que em abril lançará a conta digital, administrada pela financeira do grupo, a Pefisa. Via app, o cliente poderá pagar contas e boletos, fazer operações de depósito, saque e investimentos. Com a diferença que poderá fazer essas transações também dentro das lojas em caixas exclusivos para essa finalidade. Dependendo da adesão, a conta digital da Pernambucanas pode viabilizar a bancarização de alguns consumidores que estão à margem do sistema bancário. Borriello estima que metade de sua base de clientes não tenha conta em banco. E boa parte da outra metade, tem apenas conta-salário.