Outro projeto da rede varejista, que atualmente conta com 295 pontos, é expandir o modelo de corner de jeans para além das 45 unidades de hoje.
Desde a coleção do verão de 2013, a Pernambucanas dedicou especial atenção ao jeans dentro de seu departamento de Moda. Além de imprimir um novo estilo às coleções desse item, a rede varejista implantou um modelo de corner dedicado ao jeans. No final de agosto, seis lojas contavam com corner de jeans feminino. Sete meses depois o modelo foi estendido para mais 39 lojas, somando 45 no total, e incluiu a instalação do corner masculino de jeans, que segue a mesma identidade visual dentro da seção de vestuário para homens.
Segundo a área de marketing da Pernambucanas, o projeto será ampliado, embora não estejam definidos, ainda, a quantidade de lojas que receberão os corners nem o prazo para alcançar a meta. O mais provável é que as 20 novas lojas previstas para serem inauguradas até o final do ano contem com esses corners, uma vez que já abrem usando o novo layout adotado pela empresa pela primeira vez em 2010 na loja que mantém no Shopping Interlagos, na capital paulista. Atualmente, são 295 lojas em operação e a adequação ao novo layout tem sido gradativa, conta Wladimir Queiroz, do setor de criação e merchandising do departamento de vestuário da Pernambucanas. Segundo o executivo, a intenção da empresa é “ser reconhecida por vender moda”.
Novas coleções
Na nova coleção de jeans, voltada para o inverno 2013, esse esforço está refletido no aumento da variedade de itens produzidos para o departamento, tanto masculino quanto feminino; na intensificação do diálogo com as demais áreas de moda a fim de coordenar as coleções; na diversificação de lavagens e no uso de etiquetas e tags personalizados que nesta estação foi estendido para todas as linhas de jeans da rede, explica Mari Moreno, estilista de jeans feminino, da Pernambucanas.
Essa valorização continua na estação seguinte, no verão 2014, quando a rede varejista vai lançar modelos de calças femininos usando malha de denim. Os modelos deverão ser lançados entre o final do inverno e o início da coleção de verão. Os detalhes de estilo estão valorizados na coleção do inverno 2013, cujo desfile de lançamento foi realizado no início da semana passada em São Paulo (SP). Da escolha dos tecidos aos aviamentos, passando por sarja tinturada produzida sob encomenda nas cores da cartela da estação, à aplicação de glitter em lavanderia para ter opção de cor.
Linha feminina
Para a linha de mulheres adultas, o denim segue em duas direções. No segmento de Cidade é escuro com metais de banho dourado; a sarja em preto é peletizada com detalhes em spikes da mesma cor, para garantir discrição. Os elementos de moda foram traduzidos em detalhes como o cós transpassado e largo, fechado com dois botões; detalhes discretos de aplicação de strass são encontrados apenas em bolsos traseiros, assim como pequenas plaquetas metálicas. No segmento Casual, o jeans assume banhos envelhecidos e efeitos de lavanderia mais agressivos, conta Mari. A sarja ganha variedade de cor para combinar com os tops da coleção de inverno. Nessa linha, os modelos foram replicados para os tamanhos grandes – segmentados na grade do 46 ao 54.
A Pernambucanas reservou para a linha feminina jovem as principais novidades em jeans e, por isso mesmo, foram os modelos dessa categoria os mais vistos no desfile de inverno. Mari destaca o shorts de cintura alta, que deverá se repetir em calças, com gancho de até 28 centímetros. Caveiras em estampas e aviamentos, bordados flocados, modelos de super skinny, cintura baixa e super baixa compõem o conjunto de lançamento.
Linha masculina
As mudanças no segmento de jeans para homens adultos foram introduzidas aos poucos e tiveram boa aceitação. “Estamos conseguindo colocar mais lavagens e aplicação de detalhes, como um detalhe de couro no bolso”, aponta Patrícia Antunes, estilista da área. A coleção destinada a esse público incluiu modelos de calças e jaquetas feitos de sarja colorida em tons da moda, como mostarda e vinho queimado, cita a estilista. A cartela de cores para o masculino adulto contempla seis tons – mostarda, vinho e azul petróleo e três tradicionais (verde militar, cáqui e cinza).
Outra novidade são as camisas em sarja. Um modelo para os adultos, em cáqui, com dois bolsos em estilo utilitário. A versão para os jovens é mais pesada, quase como uma jaqueta, explica Patrícia, e com opções de cores. Ainda para os jovens, a Pernambucanas lançou calças em modelos carrot e super skinny; a jaqueta em sarja colorida recebeu forro em tricoline xadrez em um modelo, e em outros, a tricoline é risca de giz; o jeans é manchado, tem diversas marcações estonadas, tem jateados, e lavagens dirty. A cartela de cores usa os mesmos tons, mas, em tonalidades mais vivas.
Linha infantil
O jeans de inverno da criançada trabalhou com sarja canelada, em marinho e verde militar, para calças de meninos dos seis aos 14 anos, fazendo a vez de veludo cotelê, diz Silvana Vido Meneghelli, estilista do segmento, que inclui a linha primeiros passos e adolescente. Enquanto no jeans dos menores a lavagem é discreta, sem muitos efeitos, o jeans dos teens recebeu lavagens variadas, com marcações pinadas e por grampos, recortes traseiros, puídos e modelos mais modernos, como a calça saruel com vista deslocada. Os bebês encontram calça em denim com cós de malha.
O jeans das meninas – das bebês à turminha de seis a 14 anos – é claro, alguns modelos, em delavê, como a jegging da Minnie com laço na barra, ou a skinny com glitter rosa metalizado, ou a saia com a barra em babado e bolsos no formato de coração invertido, ressalta Jucimara Ropelato, estilista do segmento de roupas para meninas. O lado roqueira das pequenas é exacerbado no inverno pela jegging black que recebe cobertura em glitter dourado ou prata, metalizado.
fotos: GBLjeans e divulgação
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