Lucro líquido do grupo dono da Zara subiu 2% em 2018, cujo exercício fiscal terminou em 31 de janeiro de 2019
Como já sinalizara no terceiro trimestre, a Inditex desacelerou em 2018 na comparação com os exercícios passados. A receita líquida da companhia cresceu 3,1% em 2018, cujo ano fiscal terminou em 31 de janeiro de 2019, para alcançar € 26,14 bilhões. Quando comparada ao faturamento de € 16,72 bilhões registrado em 2013, representa uma evolução e tanto, correspondendo a aumento de quase 57%. Pelo balanço divulgado ontem, 13 de março, o lucro líquido do grupo varejista espanhol subiu 2% no exercício fiscal de 2018. Os ganhos no período totalizaram € 3,44 bilhões.
Segundo a companhia, as vendas online apuraram receita de € 3,2 bilhões. E devem ampliar participação no faturamento com a entrada de novas operações de ecommerce em 2019, como a do Brasil que tem estreia marcada para 20 de março. Aos investidores, a Inditex afirmou que planeja ter toda a rede lojas – físicas e na web – totalmente integradas no próximo ano (2020). Para isso, tem destinado investimentos em sistemas que garantam o gerenciamento integrado dos estoques.
A base da tecnologia é a adoção de RFID que deverá ser expandida para todas as sete marcas do grupo. Atualmente, já contam com o recurso as redes da Zara, da Massimo Dutti, da Pull & Bear e da Uterqüe. Outra providência é a inauguração de mais um centro de distribuição para reforçar a logística. Quando a integração estiver concluída é esperado que as lojas físicas funcionem como pontos de coleta e distribuição.
A Inditex fechou 2018 com 7.490 pontos físicos de venda em operação, 15 a mais do que tinha no ano fiscal anterior. Mas, ao longo do período fez uma série de ajustes na rede, fechando algumas unidades e abrindo outras tantas. O encolhimento mais severo foi realizado no terceiro trimestre de 2018. Do total ativo, a Zara conta com 2.131 lojas; a Zara Home com 603; e a Zara Kids com 128.