Receita da Marisa cai 43% no 1º trimestre

Receita da Marisa cai 43% no 1º trimestre

Próximos passos da varejista incluem recompor estoque e ampliar a cadeia de fornecedores.

Receita da Marisa cai 43% no 1º trimestre

Pressionada pelos resultados desfavoráveis e muitas mudanças neste início de ano, a Marisa atrasou a divulgação das informações financeiras do 1º trimestre de 2024. Conforme o aguardado, os dados mostram que a receita líquida da Marisa cai 43% de janeiro a março, quando comparada ao 1º trimestre de 2023. A receita consolidada apurou R$252 milhões. Ao longo do trimestre, a varejista de moda acumula prejuízo líquido de R$148 milhões, que é alto em relação à receita, mas em linha com o registrado em igual período do ano passado.

De acordo com o relatório de resultados, o início de 2024 representou um novo grande ajuste de rota para a companhia. Em 2023, a varejista implementou ampla reestruturação operacional que culminou com o fechamento de 101 lojas. A redução continuou pelo 1º trimestre de 2024, mas não com a mesma abrangência. Mais 8 lojas foram fechadas. Em março, a Marisa operava com 235 unidades.

As pressões sobre a receita da Marisa no trimestre vieram do baixo nível de estoque, que levou à queda nas vendas de mercadorias, combinado com um número menor de lojas. Entre outras razões, a companhia atribui o prejuízo a ações promocionais necessárias para adequar o perfil do estoque ao novo posicionamento de mercado da varejista.

Com a entrada de Edson Garcia como CEO, a Marisa muda a estratégia comercial, retornando à sua origem para o público da classe C. A decisão implica mudanças no sortimento de produtos, precificação adequada à faixa do consumidor atendido e readequação do layout da rede de lojas.

RECONQUISTAR CONFIANÇA

Aos investidores Garcia disse que os próximos passos passam por reconquistar a confiança dos fornecedores, entregando previsibilidade de demanda. Tem intenção de aumentar o volume de peças encomendadas a partir da recomposição de acertos com os atuais fornecedores, além de buscar novos fornecedores, acrescentou.

Na categoria de produtos, o novo CEO destacou o interesse em ampliar a participação da linha infantil nas vendas, o que já vem acontecendo.

foto: divulgação