Com a Hering integralmente incorporada, lucro da companhia triplica no primeiro trimestre.

Pelo que definiu como “fortissima aceleração de vendas”, a receita líquida do Grupo Soma aumentou 40% para alcançar
R$1,01 bilhão no primeiro trimestre de 2022. A analistas de mercado, a companhia afirmou ter experimentado “a maior aquisição de clientes de sua história”, que rendeu importante aumento de market share.Todas as marcas do grupo cresceram entre janeiro e março, ressalta a análise do período. A companhia ainda acrescentou na apresentação de resultados que as vendas de abril e maio permanecem aquecidas. Atribui o resultado positivo ao lançamento de coleções que agradaram o consumidor e que foram vendidas a preço cheio.
Por enquanto, o grupo não enxerga indicativo de desaceleração. E, portanto, prevê o Dia dos Namorados tão forte em vendas quanto foi o Dia das Mães.
Reconhece que o forte crescimento das vendas tem pressionado a cadeia de fornecimento. “Estamos trabalhando para não ter restrição de crescimento por uma questão de sourcing”, afirmaram os representantes da companhia durante a teleconferência de resultado.
Na conferência, disseram que estão atentos a cenários que possam afetar o bom momento. Alta de juros é um deles, para entender se poderá frear o consumo. O lockdown da China é “uma preocupação pontual” na medida que pode pressionar ainda mais o aumento de custo mas para frente. Mas, por enquanto, a empresa montou proteção com a formação de “pulmões de estoque”.
Roberto Jatahy, CEO do Grupo Soma, afirmou na apresentação de resultados que os aumentos de custo têm sido repassados para o preço final “sem grande sensibilidade” por parte do consumidor.
HERING INCORPORADA
A companhia disse que a Hering representa hoje 40% da receita do Grupo Soma.
A receita bruta da Hering registrou R$504 milhões, 51% acima do primeiro trimestre de 2021, quando ainda operava como empresa independente.
O grupo fechou o trimestre com 1.076 lojas em operação, das quais 782 pontos da Hering. Do total da marca, 20 são unidades no exterior.
As demais 292 estão divididas entre Farm (84); Farm Global (2); Animale (69); Maria Filó (60); Foxton (24); Fábula (18); NV (11); Cris Barros (11); Outlet Premium (13); e Dzarm (2).
Comprada em março de 2021, a Lauf não integra mais o portfólio de marcas da companhia. No final de abril de 2022, o Grupo Soma anunciou o desinvestimento. A marca de roupas fitness para mulheres volta, assim, para as mãos das fundadoras Anna Guinle e Marina Rovery.
foto: coleção Farm em collab com Lenzing (divulgação)