Relatório da C&A inclui o Brasil pela primeira vez

País é o terceiro maior fornecedor da varejista, de acordo com o balanço de ações sustentáveis de 2016 da empresa, que envolve ainda parceiros de produção em 47 países.

A C&A e o Instituto C&A lançaram nesta semana o Relatório de Sustentabilidade apresentando os principais resultados obtidos em sua cadeia de valor ao longo de 2016 globalmente. Na busca por transparência, a C&A divulgou a lista de fornecedores nos 47 países onde atua, incluindo o Brasil, pela primeira vez. Já o Instituto C&A, que representa a C&A Foundation no país, descreve os avanços alcançados no Brasil e no mundo no incentivo ao algodão sustentável, melhores condições de trabalho, combate ao trabalho forçado e infantil, o fortalecimento de comunidades e investimentos em educação.

POSIÇÃO BRASILEIRA
De acordo com o relatório 93% dos produtos comercializados pela rede varejista estão concentrados em nove países. O Brasil é o terceiro maior fornecedor da cadeia, respondendo por 16% do total. São quase 869 fornecedores, entre roupas, calçados e acessórios. Vestuário é a categoria que inclui mais prestadores de serviços industriais, com cerca de 670 empresas.

No mundo, o principal parceiro industrial da C&A são fábricas de Bangladesh, que respondem por 28% do total da produção. Em segundo lugar, estão as confecções da China, suportando 17,2% do volume global.

Os restantes 7% dos produtos vendidos, têm origem em fábricas do Leste Europeu (2,4%) e de outros países (5,2%), informa o relatório, aberto e acessível pelo site de sustentabilidade da companhia. Ao todo, a C&A trabalha com 2.558 fornecedores.

A C&A explica que a evolução dos fornecedores foi divulgada nos relatórios de 2014 e 2015, mediante a implementação das diretrizes do programa Sustainable Supply Chain (SSC) e o processo de auditoria. Com a inclusão de Brasil e México nesse processo ao longo de 2016, “este é o primeiro ano em que relatamos nossas classificações de fornecedores globais por unidade de produção e por porcentagem de trabalhadores”.

A companhia destaca que ambos os países detêm cadeias de produção consideráveis e muito do que produzem permanece no mercado interno. No Brasil, 80% dos produtos comercializados nas lojas da rede são confeccionados no país. Esse percentual no México corresponde a 30%. O trabalho no mercado brasileiro tem sido feito em “estreita colaboração com cada fornecedor e fábrica para desenvolver sua capacidade e melhorar as avaliações ao longo do tempo para atender nossos requisitos de Código de Conduta”.

OUTROS INDICADORES
A C&A é a maior compradora mundial de algodão orgânico, segundo o ranking da Textile Exchange, organização mundial sem fins lucrativos. De acordo com o relatório, do total de produtos de algodão vendidos globalmente pela companhia, 53% foram produzidos com algodão mais sustentável, incluindo orgânico e BCI (Better Cotton Iniciative), o que reforça a meta de ter 100% das peças da empresa produzidas com essas matérias-primas até 2020

O Relatório Anual do Instituto C&A mostra o trabalho desenvolvido com parceiros para impulsionar mudanças sistêmicas na indústria da moda. No último ano, foram apoiadas 12 novas ações que impactaram positivamente 220 famílias de pequenos agricultores que fazem parte de projetos que incentivam o cultivo de algodão sustentável no Brasil. O Instituto C&A também apoiou a regularização migratória de mais de 11 mil pessoas, por meio de sua parceria com a Missão Paz e com o Centro de Apoio e Pastoral do Migrante (Cami), para reduzir a vulnerabilidade dos imigrantes ao trabalho escravo.

AÇÕES DE INCENTIVO
Desenvolveu ainda ações de capacitação, em empreendedorismo e sustentabilidade, para cerca de cem donos de pequenas oficinas de costura e engajou mais de 3,5 mil voluntários da C&A em ações que apoiaram o fortalecimento das comunidades onde a empresa está presente.

No ano passado, o Instituto C&A realizou uma campanha para levantar fundos e homenagear as mulheres que inspiram, com a qual angariou mais de ‎R$ 500 mil para apoiar instituições brasileiras que trabalham para capacitar esse público. Mais de 80% dos funcionários da C&A compartilharam suas histórias com uma selfie em homenagem à sua mulher inspiradora. Cada história desencadeou uma doação que beneficiou organizações como o Instituto Tomie Ohtake, Plan International e Save the Children.