Projeto terá início no segundo semestre para a marca especializada em tamanhos grandes, anunciou a companhia junto com a apresentação dos resultados do primeiro trimestre
A Ashua é a marca de roupas femininas de tamanhos grandes (do 46 ao 54) lançada pela Renner em 2016 para ser vendida apenas pela internet. Hoje, a marca tem site próprio e a evolução das vendas levou a companhia a decidir abrir também lojas físicas. Serão três unidades com previsão de inauguração ao longo do segundo semestre, anunciou a empresa em conferência com investidores sobre os resultados do primeiro trimestre, sem especificar onde os pontos da nova marca serão abertos.
Também deverá acelerar o projeto click-collect, de integração entre o varejo físico e a loja online da bandeira Renner, que começou por lojas do Rio de Janeiro desde o ano passado e que agora está sendo estendido para São Paulo. Segundo disse José Galló, presidente da companhia, aos investidores “nossa previsão é ter cem lojas fazendo isso até o final do ano”. O sistema permite que os consumidores retirem ou troquem ou devolvam nas lojas artigos comprados pela internet.
LUCRO LÍQUIDO DA EMPRESA CRESCE QUASE A 70%
Em mais um trimestre de boa performance, a Renner superou as expectativas dos analistas de mercado anotando lucro líquido de R$ 111,4 milhões no primeiro trimestre do ano, que corresponde a crescimento de 66,4% sobre igual período de 2017, que teve leve expansão em relação a 2016 (2,2%).
A receita líquida consolidada também expandiu em dois dígitos. Subiu 15%, registrando R$ 1,62 bilhão. As três redes de varejo da companhia aumentaram o faturamento. A receita líquida da Renner alcançou R$ 1,12 bilhão, aumento de 12,4% no confronto com o primeiro trimestre de 2017. O faturamento da Camicado subiu 18,9% somando R$ 101,6 milhões. A receita da Youcom foi a que mais cresceu, com expansão de 42%, que levou a R$ 28,7 milhões.
O desempenho positivo é atribuído pela companhia à “correta execução das operações e a adequada composição dos estoques no início do ano, ainda que as temperaturas, nas últimas semanas de março, tenham sido superiores à média histórica em algumas regiões”. Também favoreceu as vendas o aumento de fluxo de clientes nas lojas. Para a companhia Renner, o início do ano foi bom apesar do lançamento considerado tardio da coleção de outono/inverno, por conta do Carnaval no início de fevereiro, e das temperaturas altas em março nas regiões sul e sudeste.
O clima continua sendo o maior desafio porque as temperaturas permaneceram altas mesmo em abril e neste início de maio. “Mas este é o tipo de risco inerente ao nosso perfil de negócio, estamos acostumados”, afirmou Galló na conferência.
ADEQUAÇÃO DA REDE E INVESTIMENTOS
Como já havia sinalizado no início do ano, a Renner pela primeira vez em sua história fechou lojas. Segundo a companhia, foi uma decisão estratégica que avaliou o desempenho dos pontos de venda. “Ninguém gosta de fechar lojas, mas também ninguém gosta de perder dinheiro”, resumiu o presidente da empresa. Entre janeiro e março, foram fechadas sete unidades: cinco da Renner e duas da Youcom.
No mesmo período foram inauguradas quatro filiais: uma da Renner e três da Youcom. Com esse movimento, a rede como um todo perdeu três pontos de venda, fechando o primeiro trimestre com 509 lojas em operação, contra 512 que tinha em dezembro. Em março, a bandeira Renner mantinha 326 lojas, quatro a menos que em dezembro; e a Youcom operava 85, uma a mais que em dezembro. Só a Camicado ficou estável com 98 pontos de venda.
Os investimentos do trimestre totalizaram R$ 94,1 milhões, destinados à inauguração de lojas e a sistemas e equipamentos de tecnologia. O valor ficou acima dos R$ 66 milhões aplicados de janeiro a março de 2017.