Campanha foca no selo Re – Moda Responsável, que identifica peças de menor impacto ambiental
A Lojas Renner decidiu inovar na comunicação de sua estratégia de adotar práticas mais sustentáveis no desenvolvimento e fabricação de produtos. Desde 11 de abril, veicula filme de 30 segundos na TV aberta em que fala de sustentabilidade ao grande público em campanha da Renner, a principal marca da companhia. Para essa primeira ação de grande alcance tratando de sustentabilidade, escolheu focar no selo Re – Moda Responsável.
Na forma de uma tag, o selo identifica as peças da Renner que contém algum atributo de menor impacto ambiental. Entre os destaques, o filme informa “que hoje 99% dos jeans comercializados pela Renner já levam o selo Re, por serem feitos com matérias-primas ou processos de menor impacto, como o algodão certificado”, aponta comunicado da varejista à imprensa. O comercial Re é Renner teve criação da agência Paim Comunicação.
A iniciativa na qual a Renner fala de sustentabilidade na TV aberta aconteceu dias antes de a Heineken veicular comercial em horário nobre que exibia uma tela em preto como forma de incentivar consumidores a economizar o consumo de energia elétrica a partir de mudanças simples de comportamento.
METAS ATINGIDAS
Junto com a nova campanha em que fala de sustentabilidade ao grande público, a Renner também anunciou algumas das medidas práticas que vem adotando para tornar o processo mais sustentável, assim como outras varejistas de moda. Em comunicado à imprensa, a varejista afirma que atingiu “seu primeiro ciclo de compromissos públicos de sustentabilidade, inclusive superando algumas das metas estabelecidas em 2018”.
As metas atingidas em 2021, de acordo com a companhia.
:: Encerrou 2021 com 81,3% de itens de vestuário menos impactantes. Ligeiramente acima do compromisso traçado, que era de 80%.
:: Alcançou a marca de 99,15% de algodão certificado.
:: Cumpriu em setembro de 2021, antes do prazo estipulado, o compromisso de ter toda cadeia nacional e internacional de fornecedores de produtos têxteis com certificação socioambiental foi cumprido antes do prazo.
:: Chegou ao final de 2021 com 100% do consumo corporativo de energia, que inclui prédios administrativos, CDs e lojas, proveniente de fontes renováveis de baixo impacto. A meta traçada era de 75%.
:: Chegou ao final de 2021 atingindo redução de 35,4% nas emissões de CO2 em relação aos níveis de 2017. A meta era reduzir 20%.
OUTRAS INICIATIVAS
A Renner aponta ainda outras iniciativas como o projeto que chama de “lojas circulares”. A primeira foi inaugurada em junho do ano passado na cidade do Rio de Janeiro com investimento de R$16,6 milhões.
Abriu a segunda loja no mesmo modelo de operação em março de 2022, também no Rio.
A varejista mencionou ainda o contrato fechado em 2021 com a Enel Green Power para abastecer com energia eólica 100% da demanda de 170 lojas e de um centro de distribuição.