Bons resultados da rede varejista superaram as expectativas do mercado, fechando com aumento de receita e lucro acima de 20% no segundo trimestre.
Embora o segundo trimestre tenha se deparado com a antecipação de promoções de inverno, principalmente em junho, a Lojas Renner encerrou o segundo trimestre mantendo o bom ritmo de vendas já registrado no trimestre anterior. A receita líquida alcançou RS$ 1,53 bilhão, que representou aumento de 22,4%, sobre igual período do ano passado. O lucro líquido acumulado de abril a junho foi de R$ 158,35 milhões, superior em 33,5% que o registrado no segundo trimestre de 2014, e mais que o dobro do obtido de janeiro março.
A companhia atribui o bom desempenho a uma combinação de fatores que envolve “boa aceitação das coleções e acertada gestão de estoque”, somada às favoráveis vendas no Dia das Mães e dos Namorados. “As melhores margens praticadas na Camicado e na Youcom também contribuíram para esta evolução”, afirma o relatório do balanço trimestral apresentado ao mercado.
Se no primeiro trimestre, o tamanho da rede de lojas das três bandeiras combinadas – Renner, Youcom e Camicado – permaneceu estável, com abertura de uma Renner e fechamento de uma Camicado, no segundo trimestre a companhia inaugurou 18 unidades, com a rede somando em junho 350 pontos. Foram dez novas Renner, que passa a contar com 259 lojas no semestre; três Youcom abertas, para chegar a 28 unidades; e cinco Camicado, entrando no segundo semestre com 63 pontos.
Os investimentos no trimestre totalizaram R$ 146,6 milhões, dos quais R$ 50 milhões consumidos na abertura de lojas; R$ 44,7 milhões em remodelação de instalações; R$ 35,2 milhões na compra e instalação de sistemas e equipamentos de tecnologia; R$ 15,8 milhões, nos centros de distribuição; e os R$ 900 mil restantes em outros projetos.
O ticket médio da empresa aumentou 6,8% em relação ao segundo trimestre de 2014, registrando R$ 139,81. Segundo o relatório, esse aumento reflete “o maior fluxo nas lojas e o aumento de novos clientes que, em um primeiro momento, não utilizam o Cartão Renner”.
Em conferência com investidores e analistas de mercado, os representantes da Renner afirmaram que tomaram providências para proteger a companhia das oscilações do câmbio, com fortes altas do dólar em relação ao real. Entre as medidas, está o reforço do escritório na China com a missão de diversificar a carteira de fornecedores. Com a entrada de mais provedores e o aumento nos volumes de contratação, a avaliação é de que melhora o poder de negociação nas compras internacionais.
O efeito do câmbio também é mitigado, em parte, pela queda do preço do algodão e das fibras sintéticas, acrescentou a companhia na conferência. “Além disso, com o mercado doméstico mais fraco, podemos flexibilizar nosso mix entre importados e locais”, afirmou a empresa aos investidores, prevendo um Natal bom.