Entre os projetos para 2017, a rede varejista trabalha para encurtar o intervalo entre identificar uma tendência de moda e colocar o produto na loja.
Ao apresentar o balanço fiscal de 2016, a Lojas Renner informou que pretende incrementar o conceito de fast fashion, aumentando a escala dos chamados itens de resposta rápida, aqueles cujo tempo entre a identificação da tendência de moda e a disponibilidade de venda na loja será reduzido. O projeto Reatividade já está em curso e envolve capacitação de fornecedores para acompanhar o novo ritmo. A companhia avalia que dessa forma conseguirá reduzir as incertezas em torno das coleções e “aumentar a previsibilidade de demanda, entendendo as constantes mudanças do comportamento dos consumidores”.
Para o próximo ano, o plano é investir R$ 500 milhões, a maior parte na abertura de lojas, mas depende ainda da aprovação pelos acionistas. A proposta prevê de 60 a 65 novas unidades ao longo de 2017, das quais de 20 a 25 da Renner, incluindo as duas operações no Uruguai já anunciadas, no segundo semestre; 25 lojas da Youcom; e 15 pontos da Camicado.
COMO FOI O ANO DE 2016
A Lojas Renner encerrou 2016 com receita líquida consolidada de R$ 6,45 bilhões, 5% a mais que o registrado em 2015. E o lucro líquido anual somou R$ 625,05 milhões, quase metade deles (48%) obtida no último trimestre do ano. Porém, em termos de receita líquida, o R$ 1,98 bilhão do quarto trimestre ficou pouco abaixo dos R$ 2,01 bilhões do quarto trimestre de 2015.
Para a companhia, 2016 foi um ano em que superou desafios representados no cenário nacional pela economia em recessão, pela instabilidade na esfera política e pelo varejo de moda em ambiente bastante promocional, com bons resultados. O plano de investimento anual da companhia foi executado conforme planejado, totalizando R$ 512,6 milhões. Incluiu a abertura de 64 lojas, quatro a mais que a previsão inicial. Na bandeira Renner manteve as 25 unidades projetadas. Para a Camicado abriu mais duas além das 20 planejadas. Mesma decisão envolveu a Youcom para a qual estavam previstos 15 pontos e foram abertos 17.
COMO FICOU A REDE DE LOJAS
Com esse reforço, somadas, a três redes varejistas encerraram 2016 com 444 lojas em operação: 300 da Renner; 59 da Youcom; e 85 da Camicado. A Renner é a maior operação, tendo contribuído com R$ 5,29 bilhões de receita líquida, aumento de 3,5% sobre 2015. A Youcom faturou R$ 82 milhões, o dobro de 2015. A Camicado registrou R$ 348,4 milhões em receita líquida, 18% a mais que em 2015.
MAIS DESTAQUES DO ANO
A companhia destacou para os investidores a criação em 2016 da Ashua Plus & Curve, marca própria para tamanhos grandes vendida exclusivamente pela internet. Também aponta a autorização para que a Lojas Renner constitua uma instituição financeira, com a expectativa de que ainda em 2017 a Realize comece a atuar para apoiar “exclusivamente o negócio principal do varejo”.