Plano da varejista de moda brasileira é inaugurar duas lojas na capital Montevidéu em 2017, que integrariam o projeto de abrir 150 lojas nos próximos cinco anos.
A Lojas Renner anunciou seu plano de internacionalização, que começa pelo desembarque no Uruguai, no ano que vem, com a abertura de duas lojas na capital Montevidéu. Uma está prevista para funcionar no Punta Carretas Shopping, um dos principais da cidade, e a outra será de rua, na Avenida 18 de Julio, área tradicional de comércio do centro da capital. O início das operações está planejado para o segundo semestre de 2017, informa a companhia.
O interesse pelo Uruguai, que faz fronteira com o Rio Grande do Sul, foi escolhido para a primeira operação da empresa fora do Brasil por ter um dos mais elevados PIB per capita da região (estimado em US$ 16 mil, em 2014) e “consideráveis similaridades com a região de origem da Renner, o sul do Brasil, além de ser próximo de um dos centros de distribuição e da sede da empresa, em Porto Alegre”, explica a Renner em comunicado ao mercado.
O plano é abrir as lojas no Uruguai seguindo os padrões das unidades brasileiras da rede. Mas, a Renner explica que deverá fazer “algumas adaptações no mix de produtos para atender melhor o mercado local”.
A presença internacional da rede brasileira está contemplada em seu plano de expansão, que prevê alcançar 450 lojas até 2021. Ao anunciar o resultado do primeiro trimestre do ano, a Renner informou investimentos para abertura de 25 lojas este ano, encerrando 2016, com 300 unidades, duas delas inauguradas entre janeiro e março. A Lojas Renner alcançou receita líquida consolidada de R$ 1,24 bilhão no primeiro trimestre de 2016, resultado 6,3% maior que o mesmo período do ano passado, mas o lucro líquido caiu 10,5% para R$ 65,51 milhões.