Ajustes realizados no trimestre pela holding que controla a Le Lis Blac e a John John podem ter melhorado indicadores, mas, não foram suficientes para superar as perdas.
A Restoque, companhia dona de cinco marcas nacionais consideradas de primeira linha, promoveu ajustes que não foram suficientes para reverter o prejuízo, embora as perdas do terceiro trimestre sejam menores do que as registradas nos outros dois exercícios. Dessa forma, encerra o terceiro trimestre do ano com prejuízo de R$ 1,057 milhão, frente à receita líquida de R$ 160,82 milhões, que manteve a curva de queda verificada desde o início do ano. No primeiro trimestre, a receita contabilizou R$ 195,3 milhões, e no seguinte, R$ 167,9 milhões.
Apesar disso, somada, a receita líquida dos nove primeiros meses do ano atinge R$ 524,07 milhões, incremento de 15,5% sobre igual período do ano passado. Em relação ao ganho líquido, a perda soma 427,6%, em relação ao período que vai de janeiro a setembro de 2012, quando a companhia registrou lucro líquido de R$ 4,38 milhões. De janeiro a setembro deste ano, acumulou prejuízo de R$ 14,36 milhões. “Nosso lucro líquido continua impactado pelo alto nível de depreciação e amortização de R$14,9 milhões e pelo aumento em nossas despesas financeiras”, cita o relatório de resultados. Segundo o documento, “despesas de depreciação aumentaram no 3T13 para R$14,9 milhões quando comparadas aos R$ 8,2 milhões no 3T12, em função do forte investimento ocorrido ao longo do ano de 2012 de R$ 260,3 milhões”.
A Le Lis Blanc continua a responder pela maior fatia da receita líquida da Restoque, contribuindo com praticamente 66% do valor apurado. De um ano para o outro, a John John Denim (com 16,7% da receita) ultrapassou a Bo.Bô (12,4%). Os 4,9% restantes equivalem a vendas em outlets, clubes de compras coletivos online, multimarcas e bazares. Assim como no balanço anterior, a companhia não reporta a posição da Rosa Chá, marca adquirida da Marisol em meados de 2012, e para qual tinha planos de abrir uma rede própria de lojas no segundo semestre de 2013.
Ainda em comunicado aos investidores, a Restoque explica que um dos objetivos do trimestre encerrado em outubro foi reduzir o estoque de coleções passadas, acumuladas ao longo de 2012. Nesse sentido, aumentou as vendas em redes de outlet, tanto lojas físicas como online, reduzindo o “estoque total de 382 para 281 dias entre o terceiro trimestre de 2013 e o terceiro trimestre de 2013”, reporta o balanço da empresa. Também promoveu um ajuste na forma de apresentar a rede de lojas.
Até o segundo trimestre, a Restoque reportava contar com 222 lojas, das quais 36 da Noir,Le Lis. A partir do terceiro trimestre, passou a apresentar as informações de maneira diferente, de modo que a masculina Noir,Le Lis tem seis lojas independentes. A Le Lis Blanc suporta a maior rede, com 102 (quatro a mais que em junho), sendo que “18 delas possuem inserções da marca Noir, Le Lis (corners) e 12 lojas apresentam a configuração híbrida com lojas Noir, Le Lis, onde a área anexa de vendas Noir, Le Lis possui entrada própria e área de vitrine”, detalha o balanço.
Das seis lojas Noir,Le Lis, quatro continuam no mesmo endereço (Design Barra, Recife, Porto Alegre e Bela Cintra) e duas mudaram (saíram do Iguatemi SP e da Oscar Freire, para o Brasília Shopping e Campo Grande). Com esse rearranjo, a companhia encerrou outubro com rede de 199 lojas (23 a menos que o informado pelo balanço de junho). O relatório ao mercado não faz referência sobre o plano anunciado no início do ano de encerrar 2013 com 23 lojas a mais, que as 206 informadas em 2012, o que daria 229 pontos.