De janeiro a março, holding que controla marcas como John John e Le Lis Blanc, reverteu o prejuízo anotado em igual período do ano passado, mas a receita ficou estável
Mesmo com o aumento do ticket médio registrado no primeiro trimestre, a receita líquida da holding Restoque ficou estável, com ligeiro aumento de 0,7% em relação a igual período do ano passado. Consolidado, o faturamento de janeiro a março das sete marcas do grupo somou R$ 299,32 milhões. Mas a rentabilidade melhorou, com a companhia registrando lucro líquido pelo segundo trimestre consecutivo. Nos primeiros três meses de 2018, os ganhos totalizaram R$ 20,37 milhões, revertendo o prejuízo de R$ 10,25 milhões do primeiro trimestre de 2018.
Entre as razões apontadas para o bom desempenho, a diretoria destaca a decisão de vender mais peças a preço cheio, reduzindo drasticamente as promoções em mais um trimestre. O relatório da holding dona de marcas de primeira linha do mercado nacional (John John, Le Lis Blanc, Dudalina, Base, Individual, Bo.bô, Rosa Chá) informa que cortou em 46,5% o volume de vendas com desconto. Com menos sobra de coleção, a Restoque já fechara dez outlets Estoque, permanecendo com 30 pontos em dezembro, e outro foi encerrado entre janeiro e março.
Das marcas controladas, apenas o núcleo da Dudalina (que inclui Base e Individual) reduziram o ticket médio. Recuo de 5,1% sobre março do ano passado, para R$ 392. O ticket da Le Lis Blanc subiu 13,3% para R$ 724; o da John John foi para R$ 373, expansão de 13,5%; e o da Bo.Bô aumentou 13,7%, para R$ 1.508. Dentro da estratégia de retomar a Rosa Chá como marca premium, o ticket médio pulou de R$ 255 para R$ 1.385 em um ano.
VAREJO AINDA SOB AJUSTE
A rede de lojas de varejo das marcas do grupo passaram ainda por alguns ajustes. Março terminou com 283 lojas, três a menos que em dezembro. Mas, abriu lojas. A John John inaugurou mais uma, ficando com 56 pontos, assim como a Rosa Chá que encerrou o trimestre com 20 unidades. O relatório da diretoria também explica que fez ajustes de outra natureza como fechar lojas de rua, como aconteceu na capital paulista, e abrir em shopping centers da região. Foi o que aconteceu com as lojas da Le Lis Blanc do Paraíso, que migrou para o Shopping Paulista, e a de Santana que foi para o Center Norte, em busca de maior fluxo de consumidores.
Ainda assim, ao todo, foram encerradas cinco operações no primeiro trimestre: duas da Le Lis Blanc, que ficou com 97 lojas; duas da Dudalina, que ficou em março com 76 pontos ativos; e uma da marca Bo.Bô, que agora tem 34 lojas. O investimento no período totalizou R$ 26,18 milhões, 9,4% acima do primeiro trimestre de 2017.
Pela primeira vez, a companhia destaca o faturamento de e-commerce. No primeiro trimestre, as vendas movimentaram R$ 9 milhões, queda de 4% sobre igual período de 2017.