Medidas adotadas no trimestre anterior surtiram efeito e a companhia dona da John John e da Le Lis Blanc deixa a operação no azul.
Com a estratégia do que denomina de “forte atualização tecnológica”, a Restoque sentiu o efeito, negativo no primeiro trimestre, como previra. Mas no segundo trimestre os indicadores melhoraram. A companhia dona de marcas como John John e Le Lis Blanc voltou a operar no azul. O lucro líquido de abril a junho somou R$ 4 1,2 milhões, aumento de 36,2% sobre o segundo trimestre de 2018. Com esse ganho, a empresa assinalou lucro líquido de R$ 28,1 milhões no semestre, não fosse o prejuízo de janeiro a março.
A receita líquida do segundo trimestre ficou em R$ 244,9 milhões, 26,6% a menos do que o registrado em igual trimeste do ano passado. Nesse período, a empresa concluiu a unificação dos canais de vendas online e físicos. A comercialização pela web foi concentrada no e-commerce próprio e integrado, reduzindo a participação das vendas para marketplaces de terceiros. Também diminuiu os períodos de liquidação, vendendo mais a preço cheio no varejo. Ao mesmo tempo, viu as vendas para o canal tradicional de multimarcas aumentar.
A receita líquida do semestre alcançou R$ 495,3 milhões, resultado que devido à queda no segundo trimestre correspondeu a recuo de 21,8% sobre o período de janeiro a junho de 2018. A expectativa para o segundo semestre é ganhar ritmo de crescimento. A companhia está otimista com o desempenho do e-commerce. No segundo trimestre, as vendas nesse canal somaram R$ 15,1 milhões, representando 4,7% do faturamento total.
Em julho, toda a rede de lojas passou a operar no modelo omnichannel, “passando a disponibilizar para venda online todo o estoque disponível da empresa, incluindo varejo e atacado”, descreve o relatório que acompanha o balanço financeiro. Segundo o informe, as vendas via omnichannel representaram 34,8% do e-commerce em maio e 65,1%, em junho.
NOVO MODELO DE ATACADO PARA A LE LIS BLANC
De acordo com o comunicado aos investidores, a Restoque explica que a partir do segundo trimestre, a Le Lis Blanc assumiu novo modelo de vendas ao atacado. Como faz a John John e a Dudalina, que usam representantes comerciais, também a Le Lis Blanc adotará o sistema de pedidos, uma vez que até então só vendia por pronta entrega. “Acreditamos que esse processo abrirá um grande mercado potencial para a Le Lis beneficiando o ano de 2020”, afirma o relatório.
A rede de lojas de varejo da Restoque somou 254 pontos em junho, três a menos do que tinha em março. A Le Lis Blanc fechou o semestre com 93 lojas; a Dudalina com 66 e a John John, com 50. São as três maiores. A Bo.Bô fechou duas lojas no trimestre, ficando em junho com 25 pontos. A Rosa Chá manteve as 20 com as quais opera desde dezembro passado. A bandeira de outlets Estoque, que comercializa as pontas das setes marcas (incluindo Base e Individual), permanece com 31 unidades.