Varejista amplia oferta de produtos de entrada e volume maior rende crescimento de 9% no trimestre.
Com a estratégia de fortalecer a linha de vestuário, a Riachuelo decidiu reforçar a oferta dos chamados produtos de entrada, de preços competitivos. A decisão gerou resultados positivos no primeiro trimestre de 2024, quando a receita líquida da Riachuelo aumenta 9,1% sobre o mesmo período de 2023, subindo para R$1,9 bilhão. Na avaliação da companhia, o resultado poderia ter sido ainda melhor, não fossem ainda os efeitos da ruptura de abastecimento das lojas decorrente da mudança de ERP da Guararapes, o braço industrial da empresa.
Outras medidas de saneamento operacional permitiram a redução do prejuízo líquido. De janeiro a março, a Riachuelo acumula perda de R$116,9 milhões, 33% a menos que o prejuízo líquido anotado no primeiro trimestre de 2023.
Como já adiantara, a companhia reduziu investimentos em 2024. Não apenas para gerar caixa, mas por ter foco em fazer render os ativos já instalados, disse a analistas de mercado o CEO André Farber, que completa um ano no cargo. No trimestre, a Riachuelo investe R$90,2 milhões, 14,3% a menos que em igual período do ano passado.
A contenção passa pelo parque de lojas que permaneceu com 411 operações, sendo 332 Riachuelo, 63 Carter’s, 12 Casa Riachuelo e 4 Fanlab. Os ajustes no tamanho da rede foram pontuais, como o fechamento de uma Fanlab, a abertura de duas Carter’s seguida pelo encerramento de uma unidade da bandeira.
ESPAÇO PARA A POOL JEANS
Na teleconferência de resultados, Farber destacou, sem dar detalhes, que um dos projetos para 2024 envolve voltar a investir na marca Pool Jeans. Outro já mencionado é de explorar melhor o braço industrial, com planta instalada no Rio Grande do Norte. A avaliação é de que a fábrica configura uma vantagem competitiva importante sobre a concorrência.
Ele reconhece que o calor extremo que se estende por maio pode jogar pressão sobre a margem do segundo trimestre. Isso porque o verão longo afeta a venda dos itens de inverno, de maior margem. Mas, o CEO considera que se a venda do Dia das Mães aumenta receita da Riachuelo, isso compense parte dos efeitos do descompasso climático.