Pesquisa do Privalia com MindMiners mostra que 51% dos compradores gastam cerca de R$500
Primeira pesquisa encomendada pelo Privalia, outlet online de moda, mostra que o ticket médio no modelo de shopping de desconto, digital ou físico, varia em R$610. Do universo pesquisado pela MindMiners, responsável pelo levantamento, 51% afirmam gastar em média R$500 nas compras em outlets. Outros 24% costumam desembolsar R$800. O restante aponta gastos entre as duas faixas.
Nas próximas compras, o valor deve aumentar entre os que gastam mais, elevando o ticket médio do outlet para R$680, informa a pesquisa. Outro dado apurado indica que 42% do universo consultado pretendem comprar mais em outlets nos próximos seis meses.
O levantamento entrevistou 1.400 homens e mulheres de todo o Brasil, com mais de 18 anos, pertencentes às classes A, B e C, na primeira quinzena de dezembro de 2022. Foi montada amostra com pessoas que compraram em outlets nos últimos 24 meses. Poderiam ser outlets online ou empreendimentos comerciais físicos, com múltiplas marcas ou somente de uma marca.
“A pesquisa nos fornece informações valiosas sobre hábitos de compra dos consumidores e fatores que influenciam suas decisões. Entender o comportamento do consumidor nos possibilita identificar tendências e oportunidades para desenvolver estratégias de negócios e melhorar a experiência de nossos clientes”, declarou Fernando Boscolo CEO do Privalia, em comunicado à imprensa.
A média de frequência de compra em outlets é de 4,3 vezes ao ano.
O QUE OS BRASILEIROS COMPRAM
Dos entrevistados, 72% responderam que compram roupas nos outlets. A maioria (45%) compra uma ou duas peças por vez. E 19% adquirem mais que cinco peças por compra.
Em seguida, 69% dos entrevistados compram calçados de adultos no outlets. Depois, roupas e artigos esportivos (61%); artigos de cama, mesa e banho (41%); cosméticos e produtos de beleza (41%); roupas e acessórios infantis (39%); itens para casa e de decoração (35%); calçados infantis (30%).
Conforme a pesquisa, atualmente, 57,85% dos entrevistados afirmam que compensa viajar e comprar em outlets internacionais, enquanto para outros 42,15% compensa comprar em outlets nacionais.
Para outlets online, variáveis como preços atrativos, frete grátis e cupons de desconto são os que mais pesam na decisão de compra. Já no caso dos outlets físicos os três principais fatores de decisão apontados pelos consumidores incluem, além de preços atrativos, a possibilidade de experimentar o produto, como roupas e calçados, e a chance de comprar marcas que sem desconto não comprariam.