Equipamento faz separação e classificação de encomendas no CD da varejista.
Com a instalação do equipamento OneShip Sorter, fornecido pela Pitney Bowes, a varejista de moda Torra evoluiu com os investimentos em automação da área de logística. Por movimentação de uma esteira, o sorter da Pitney Bowes faz a separação e classificação de pedidos por rotas de entrega ou distribuição. A Torra não informa o volume movimentado. Em nota declara que teve “aumento considerável” em produtividade.
“Com a mesma equipe aumentamos em três vezes a quantidade diária (de encomendas processadas). No passado, para processarmos a mesma quantidade que realizamos hoje, teríamos dois turnos de trabalho e três vezes mais pessoas na operação”, afirmou comunicado divulgado à imprensa. De acordo com informe da Pitney Bowes, o investimento para aumentar a produtividade na separação de produtos decorreu do crescimento da Torra, do aumento no número de lojas, a entrada de novas linhas de produtos e a implantação de novos sistemas.
O interesse da varejista envolvia ganhar produtividade sem precisar de mais colaboradores no setor. Atingiu o objetivo, afirma, com melhorias adicionais que envolvem “redução no lead time dos produtos no centro de distribuição, aumento de giro de mercadoria, abastecimento de lojas, redução de avarias nas cargas e perdas”. Também registra que obteve mais precisão na leitura de caixas de entrega, pesagem e cálculo de cubagem.
Ao GBLjeans, a Pitney Bowes informa que, no Brasil, em 2020 fechou projeto com a C&A. “Atendemos também e-commerces como B2W, Via Varejo, Magalu, além de TokStok”, acrescentou o fabricante, cujo faturamento global de 2022 alcançou US$3,5 bilhões (4% a menos que em 2021).
FATURAMENTO DA TORRA
Com sede na cidade de São Paulo, a Torra que tem 75 lojas operando em 13 estados completou 30 anos em 2022. Além de roupas, calçados e outros artigos de moda, desde 2021 a companhia lançou a Torra Casa, com produtos para cama, mesa, banho, utilidades domésticas, eletroportáteis e decoração. Conforme o ranking 300 da SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), a Torra é o 12º maior grupo de moda do país, com faturamento bruto em 2021 de R$1,4 bilhão (35% maior em que em 2020).
foto: reprodução (blog da Torra)