A projeção de pesquisa do Iemi aponta para R$ 160,4 bilhões em vendas, envolvendo 6,7 bilhões de peças e mais pressão sobre as multimarcas
O mercado brasileiro de vestuário tende a crescer 7%, em 2012, movimentando R$ 160,4 bilhões, ante os cerca de R$ 150 bilhões, de 2011, que corresponderam à expansão de 8,7% sobre o ano anterior. Em termos de quantidade de vendas, o crescimento será de 3,4% passando de 6,5 bilhões de peças, no ano passado, para 6,7 bilhões, em 2012. As projeções são parte do Estudo dos Canais de Varejo no Brasil, elaborado pela primeira vez pelo Iemi Inteligência de Mercado, em parceria com a ABVTEX (Associação Brasileira de Varejo Têxtil), que representa o varejo de grandes superfícies, cujos resultados foram divulgados na semana passada.
O estudo aborda o consumo interno, a distribuição por canais e a curva de preço encontrada. De acordo com o levantamento do Iemi, o Brasil tem hoje 140,7 mil pontos de venda, dos quais 138,2 mil são especializados em vestuário e respondem por 83,8% das vendas. A maioria deles formado por lojas multimarcas, com área de vendas em torno de 100 metros quadrados e que comercializam entre 15 e 18 marcas; pequenas redes monomarcas (entre lojas próprias e franquias), como a Hering e a Le Lis Blanc; e as grandes redes de departamento especializadas em vestuário, como a Renner, a C&A, a Riachuelo, a Marisa ou a Leader. Os outros 2,5 mil estabelecimentos contam com área de vestuário, mas não são especializados. É o caso de hipermercados, como Extra e Carrefour, ou do grande varejo, como Pernambucanas e Magazine Luiza. Esses representam 16,2% do total movimentado no país.
Pressão sobre as multimarcas
O segmento de multimarcas foi o maior canal de distribuição em 2011, sustentando 37,8% do volume comercializado, com 2,465 bilhões de peças vendidas. Embora a quantidade de vendas desse canal tenha aumentado, é o único segmento do varejo de roupas a ter reduzida a participação no período de cinco anos. Lá, em 2007, as multimarcas venderam 2, 297 bilhões de peças, garantindo 44% do mercado nacional. Perderam espaço para todos os demais canais. As redes de departamento especializadas, ou não, expandiram cada uma dois pontos percentuais no período. E os demais, um ponto percentual cada um. Em 2011, as redes de departamento especializadas sustentaram 30% das vendas totais do varejo, as pequenas redes especializadas escoaram 16%, as não-especializadas, 9%, e os hipermercados, 8%.
De acordo com Marcelo Prado, diretor do Iemi, as multimarcas são o canal que mais sofre com a pressão exercida pelas mudanças orquestradas especialmente pelas grandes redes de varejo especializadas em roupas que, nos últimos anos, vêm investindo na expansão regional, na busca por identidade para dar força às suas próprias marcas, no desenvolvimento de mix variado de produtos com look completo e peças coordenadas entre si, em novos formatos de lojas, na oferta de serviços de crédito e cartão de fidelidade. Esse, aliás, é considerado um dos canais de maior potencial de crescimento, afirma o executivo do instituto. Ele avalia que o momento deve ser de mudança também para as multimarcas que exercem papel importante na cadeia de distribuição de vestuário, já que muitas vezes são o único canal de escoamento, especialmente nas cidades menores. “Funcionam como garantia de serviço das marcas que revendem, de controle de qualidade e de pós-venda. Mas, terão que se reinventar para serem competitivas”, entende Prado.
Preço do jeans no varejo
O diretor ressalta que a variação de preços no setor de vestuário é enorme, ao contrário do que ocorre em outras áreas, como de computadores ou geladeiras. De maneira geral, o preço médio mais alto de roupa no país é encontrado nas pequenas redes especializadas: R$ 38,00 por peça. O mais baixo é praticado pelos hipermercados, que registram média de R$ 15,42, por peça. As multimarcas operam com preço médio de R$ 27,38 por peça e a redes de departamento especializadas, com R$ 24,17. Por público, a curva de preço médio é de R$ 75,49 por peça de bebê, R$ 131,24 por peça para mulheres, R$ 134,65 por peça masculina.
No segmento de jeans não é diferente. O preço médio do jeans vendido no Brasil é de R$ 137,65 por peça.
Menor Intermediário Maior
Jeans feminino R$ 29,90 R$ 129,80 R$ 499,80
Jeans masculino R$ 24,00 R$ 140,50 R$ 459,23
Jeans infantil/bebê R$ 19,90 R$ 55,30 R$ 169,40
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Outros números
Preço médio
R$ 23,01 por peça
Participação dos importados
Saiu de 3,9%, em 2007, para 9,4% em 2011: 623 milhões de peças.
Previsão 2012: 822 milhões de peças = 12,8% do total
Consumo médio por habitante
34,4 peças habitante/ano
Divisão por público – Mulheres e meninas
53% do consumo