A nova edição do trend report da empresa está baseada nas escolhas dos estilistas que desfilam na New York Fashion Week
A cartela de cores do inverno 2019/20 é fechada, quebrada por poucos tons esmaecidos ou vibrantes. Para essa nova temporada, a Pantone lançou seu relatório de tendências com 12 tonalidades que formam uma cartela versátil, selecionadas entre as escolhas dos estilistas que desde sexta-feira, 8 de fevereiro, desfilam na New York Fashion Week. “As cores para o outono/inverno 2019-2020 variam de fáceis e sofisticadas a surpreendentemente diferentes e únicas”, declarou Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute, em comunicado ao mercado.
O relatório aponta ainda outros quatro tons, clássicos e neutros, que servem de contraponto em estampas ou para combinações de looks dentro das novas coleções. A Pantone explica que cor na passarela representa um indicador importante dos repertórios que se pode esperar para todas as áreas do design, e não apenas a moda de vestuário ou calçados. Segundo a empresa, o relatório de tendências de cores funciona como um guia de fácil acesso para as tonalidades consideradas mais importantes da estação.
As cores do outono/inverno 2019-20 passam por dois tons de azul; um vermelho pimenta, aberto, e outro vermelho fechado, quase bordô, que se aproxima do marrom avermelhado da cartela. Outro tom de marrom puxa para o laranja, que esquenta a paleta invernal. Outra derivação é a cor que faz a mistura do amarelo com o laranja. O único verde é escuro, bem fechado. Para suavizar, a temporada ganha dois tons de pêssego, um esmaecido, bem claro, e outro de uma tonalidade acima, mais quente. O rosa invernal tende para o escuro, sem ser apagado.
Entre quatro clássicos da estação, apenas o baunilha é claro. Para combinar com um tom de marinho carregado, um cinza médio e um verde brilhante.