Entre as grifes que incluíram modelos em denim para o inverno, como Dior, Channel, Yves Saint Laurent, Maxime Simoens e Chalayan, de longe, Junya Watanabe foi a mais ousada delas.
Nas coleções lançadas durante a edição de inverno da semana de moda de Paris, o jeans feminino subiu à passarela de luxo. Christian Dior e Chalayan optaram pela combinação tradicional e limpa de denim raw de corte impecável.
Junya Watanabe abraçou a alquimia própria do jeans e usou efeitos de lavanderia e aplicações de grandes patches de estampas contrastantes nas calças boyfriend, com alguns modelos ganhando detalhes na barra virada para cima. As saias em pontas usadas por cima de fuseau preto e combinadas com jaquetas imprimiram jovialidade chique ao desfile.
A roqueira de Yves Saint Laurent usa microssaia de lavagem vintage e bolsos trabalhados com a mistura de correntes de metal, pedras, broches e pérolas.
A Channel retocou a calça jeans, reta e sem graça, bordando flores com coloridas linhas de lã – as mesmas que usou para fazer o cardigã com zíper e cordão na cintura. Da mesma forma, revigorou a calça em denim black, colocando intervenções de bordados, desfiados e patches de seda em toda a parte da frente da calça.
Maxime Simoens associou a delicadeza do vestido tomara-que-caia de saia ampla com pedras, praticamente do mesmo azul do denim claro, que revestem o peito e marcam a cintura.