Iniciativa organizada pela Abrapa reuniu 18 estilistas, 36 looks e 19 têxteis.
Para marcar os seis anos desde seu lançamento na SPFW, em 2016, o Movimento Sou de Algodão fez desfile no evento a fim de estimular o uso da fibra cultivada mediante prática responsável. Pela passarela passaram 36 looks, criados por 18 estilistas com denim, sarja, malha, gaze, tricoline e jacquard. A iniciativa tem organização da Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão).
Entre as marcas participaram Amapô, Ateliê Mão de Mãe, AZ Marias, Dendezeiro, Heloísa Faria, Isaac Silva, Korshi 01, Martins, Maurício Duarte, Meninos Rei, Naya Violeta, Rocio Canvas, Ronaldo Silvestre, Santa Resistência, Silvério, Soul Básico, TA Studios e Thear. “Com isso, o desfile reúne conceitos criativos que passam por minimalismo e multifuncionalidade aliados à temáticas sociais de gênero, identidade e raízes culturais. Tudo isso para reforçar a ideia de que o algodão é democrático e diverso”, completa comunicado da Abrapa.
O grupo de tecelagens, malharias e fiações inclui Canatiba, Cataguases, Cedro Têxtil, Círculo, Dalila Ateliê Têxtil, Fios Pingouin, Innovativ Tecidos, Lunelli Têxtil, Paranatex, Peripan, RenauxView, Santanense, Santista Jeanswear, Tecidos Constâncio Vieira, Teray Têxtil, Têxtil Piratininga, Textilfio, Unitêxtil, Urbano Têxtil e Vicunha.
DESFILE
Ao vivo, o violonista Djedah, de 16 anos, garantiu a trilha sonora do desfile. Assinada por Claudia Nascimento, a cenografia usou tecidos de algodão pendurados ao longo da passarela e projeção na tela de fundo de imagens de campos de algodão. O tecido utilizado no palco fornecido por Canatiba e Unitêxtil foi doado ao Instituto ITI, do estilista Ronaldo Silvestre. A instituição, em setembro, perdeu parte dos seus materiais e tecidos em um incêndio de grandes proporções, informa o comunicado da Abrapa.
Para a sequência de looks criados com tecidos produzidos com pelo menos 70% de algodão responsável na composição, prevaleceu o ordenamento por cores. Começou por tons de amarelo até o branco da pluma, passando por tonalidades de marrom, vermelhos e os azuis do denim.
fotos: divulgação (Agência Fotosite e Léo Sombra)