Plataforma estreia em uma das principais semanas de moda do mundo com oito marcas.
Pela primeira vez, a semana de moda de Milão, uma das principais do mundo, cedeu espaço na agenda para a Brasil Eco Fashion apresentar criações nacionais, com desfile e participação em showrrom. Sete marcas subiram a passarela e uma concentrou esforços no espaço de negócios.
Foi um dia brasileiro de desfiles presenciais no Jardim Botânico de Milão, em 25 de setembro. Enquanto isso, no Brasil, de 24 a 30 de setembro, a plataforma realizou a quinta edição da Brasil Eco Fashion Week no país apresentando 18 fashion films, sob o tema Ecossistemas Globais.
“O crescente interesse trouxe para nós a oportunidade de apresentar algumas marcas e afirmar que o Brasil é referência internacional em moda sustentável”, declarou Rafael Morais, diretor executivo do evento, em comunicado à imprensa sobre a participação brasileira na semana de moda Milan Fashion Week.
Na mesma nota da Brasil Eco Fashion, Yulia Palchykova, diretora do Fashion Vibes, realizadora da mostra BEFW em Milão, declarou: “O Brasil é rico em matérias-primas, mas também em criatividade baseada na diversidade cultural. É um país com visão única de mundo e nosso objetivo é evidenciar o desenvolvimento nesta direção, promovendo designers que valorizam em suas coleções as suas raízes, a sua cultura e incrível energia”.
SOBRE AS 8 MARCAS
No comunicado à imprensa, a Brasil Eco Fashion aborda coleções desfiladas e um pouco de cada marca.
1 Coleção IPÊS DO BRASIL: DO CERRADO AO SERTÃO
Marca | NATURAL COTTON COLOR
“Conhecida por promover o arranjo produtivo local que tem início no cultivo do algodão colorido da Paraíba, no nordeste, passando pela inovação no setor têxtil até a criação de roupas slow fashion. O algodão colorido, com certificado internacional de produto orgânico, já nasce nas cores bege, marrom e verde sem irrigação e sem tingimento, gerando uma economia de 87,5% de água na cadeia produtiva. Para elaborar as peças, a marca entrelaça o artesanato e o design inserindo na cadeia produtiva, além de agricultores, mulheres artesãs reunidas em associações. A coleção dá ênfase para o ipê, árvore símbolo do Brasil, e apresenta novos tecidos como o denim, o jacquard de algodão com seda e tecido de fios que fundem o algodão com resíduos de seda e de linho”.
2 Coleção LITORÂNEA
Marca | CATARINA MINA (Projeto Olê Rendeiras)
“A marca de Celina Hissa lança o olhar sobre a renda de bilro, tipologia têxtil artesanal em extinção. O projeto ‘Olê Rendeiras’, que embasa a coleção, reúne mais de cem mulheres do Trairi, no litoral oeste de Fortaleza, no estado do Ceará, região nordeste do Brasil. Desta forma, a proposta é fazer da moda a geradora de renda para essas mulheres guardiãs do patrimônio cultural. A coleção se inspira na praia da região e exprime a nostalgia do mar e o ritmo sutil e inexorável das ondas. A marca destaca que a renda de bilro é memória, mas principalmente futuro, para tecer sempre, ensinar o ofício a quem está chegando agora. É um caminho possível para uma nova geração de mulheres artesãs”.
3 Coleção O CAFÉ E SUAS FLORES
Marca | LIBERTEES
“O Brasil hoje ocupa o 4º lugar no ranking de países com mais mulheres em situação de cárcere no mundo. É a partir da moda que a Libertees cria oportunidades e um novo sentido à vida das mulheres privadas de liberdade em Minas Gerais, região sudeste. Desde 2013 a Libertees atua em parceria com o sistema prisional local e já ofertou mais de 134 mil horas de profissionalização e remuneração, com o objetivo de reinseri-las no mercado de trabalho após o cumprimento da pena. A coleção Libertees é inspirada na flor do café, que, com sua delicadeza e força evoca a gentileza da figura feminina, mas também a resiliência de vida”.
4 Coleção BRILHANTISMO NA SALA DE ESTAR
Marcas | KF BRANDING COLLAB WOOLMAY MAYDEN
“Localizada em Porto Seguro, estado da Bahia, na região nordeste do país, a marca de Kel Ferey faz da moda uma ferramenta de empoderamento. Nesta coleção, recheada de estampas de cores intensas, une-se a Woolmay Mayden, a famosa modelo haitiana, para desenvolver uma proposta única e atemporal. Como tema da coleção, negros que inspiram e transformam, pessoas que trazem consigo histórias de força e enfrentamento que as levaram ao protagonismo e ao sucesso. O brilhantismo, por sua vez, indica que aquele que é visto transforma por amor e ama porque transforma. As receitas obtidas com a venda das peças da coleção apresentadas no desfile em Milão serão leiloadas e o valor arrecadado será destinado para o Centro de Apoio à Criança Carente com Câncer – CACCC”.
5 Coleção HELENA PONTES
Marca | HELENA PONTES
“Apresenta peças em tecidos de fibras naturais, como linho, seda e algodão orgânico, e design inspirado na própria brasilidade, desta vez, inspirando-se na cultura indígena. Helena Pontes tem sede no Rio de Janeiro, no sudeste brasileiro.
Os acessórios foram desenvolvidos em parceria com cooperativas da região amazônica, no norte, e artesãs de Brasília, capital do Brasil, na região centro-oeste.
Os tecidos foram estampados em colaboração com artistas e designers brasileiros utilizando técnicas de impressão digital, com tintas biodegradáveis certificadas e à base de água”.
6 Coleção CYANOCORAX 2022
Marca | ENÉAS NETO
“Trabalha em Paranavaí, estado do Paraná, sul do Brasil, com modelagem Zero Waste. A coleção foi criada a partir do estudo morfológico de algumas aves.
Tecidos como seda, linho, algodão reciclado e fibras celulósicas foram escolhidos para que as peças clássicas, utilitárias e estruturadas pudessem remeter ao desejo de voar alto e espalhar boas sementes como a lenda da Gralha Azul (Cyanocorax caeruleus). A ave é símbolo do estado do Paraná, origem da marca”.
As criações de Enéas Neto mesclam técnicas de alfaiataria, moulage e alta costura, afirma nota da marca à imprensa.
7 Coleção The West Blessmann Line
Marca | RICO BRACCO
“Situada em Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, região sul do Brasil, a marca tem como base o linho e valoriza a mão de obra local resgatando técnicas artesanais tidas como patrimônio imaterial – comunicando um fragmento da história do período da imigração italiana na região.
A coleção faz um chamado ao estilo de vida desacelerado, fomentando as artes e suas formas de expressão, disseminando o amor pela simplicidade”.
Marca é do designer Fabrício Bracco, constituída em 2015. Promove o “vestir atemporal e sem gênero”, diz a marca em nota.
8 Coleção VERISSIMAS (participou apenas do showroom)
Marca | DONA RUFINA
“Resgata a lã da região sul do país para reinserir a matéria-prima no mercado de moda e design com a participação de mulheres locais para a preservação a tradição cultural dos pampas.
A marca atua nos pampas gaúchos, no estado do Rio Grande do Sul, desde o beneficiamento da lã, passando por todas as etapas de transformação e formatos de comercialização: mechas, fios e feltragem, além da criação de produtos.
A coleção de bolsas e acessórios é uma homenagem às mulheres fortes do Brasil descritas pelo escritor brasileiro Érico Veríssimo”.