Cedro abre espaço para talentos regionais

Cedro abre espaço para talentos regionais

Quatro estilistas criaram looks usando tecidos do fabricante, divulgados em formato de editorial.

Como vem fazendo desde 2022, a Cedro abre espaço, a cada temporada de lançamentos de produtos, para que estilistas de diferntes regiões do país desenvolvam looks usando tecidos da companhia. Na temporada do primeiro semestre de 2024, a empresa convidou quatro estilistas, escolhidos em função do trabalho que realizam no segmento de jeanswear.

“Nossas duas Coleções Cápsula anuais são um verdadeiro hub criativo de jovens talentos da moda brasileira. A cada edição, novos nomes são selecionados, abrindo espaço e dando total liberdade de criação para que esses profissionais mostrem seus trabalhos”. A declararação é Joanna Carrara, gerente de marketing da Cedro, em comunicado à imprensa.

Nessa rodada, a empresa trabalhou com 4 estilistas. Dois da região nordeste: Miguel Santos, de Caruaru (PE) e Isadora Tardelli, de Fortaleza (CE). Um do sudeste: Carlos Eduardo Guedes Soares, de Belo Horizonte (MG). E uma da região sul: Joelma Baldissera, de Jaguaruna (SC).

“As quatro propostas mesclam a criatividade desses profissionais, suas trajetórias de vida e a riqueza cultural de sua regiões de origem”, ressalta Eduardo Paixão, gerente estilo da empresa. Nessa cápsula, a Cedro abre a divulgação com editorial no qual apresenta os trabalhos.

1 LOOK CORISCO AZUL

Autor : Miguel Santos, que trabalha como estilista de marcas de jeans de Caruaru, como a Brytch.

Inspiração : figurino do cangaceiro de Pernambuco. Criou vestido tubinho de corte simples, arrematado por saia ampla. O estilista usou duas lavagens no denim: o azul intenso e o claro (baby blue). A base é ornamentada com aplicações de strass e pedrarias, além de detalhes elaborados em equipamento de marcação a laser.

Tecido : denim Arkansas II, em 100% algodão e tingimento Indibrilhy, com índigo em menor concentração de corante.

2 LOOK PARANGOLÉ

Autor : Carlos Eduardo Guedes Soares, dono da marca Benedito e designer têxtil da Nammos Resortwear.

Inspiração : obra Parangolé, de Hélio Oiticica. Conjunto de casaco e calça em denim praticamente bruto, ornamentado na superfície com intervenções de linhas vermelhas bordadas à mão e deixadas com fios soltos dando movimento ao look.

Tecido : denim Arkansas II, em 100% algodão e tingimento Indibrilhy, com índigo em menor concentração de corante.

3 LOOK CORES DO SOL

Autora : Isadora Tardelli, Carlos Eduardo Guedes Soares, dono da marca Anori e estilista sênior de jeans da Jana Jour.

Inspiração : as belezas naturais de Fortaleza, o sol, a cor da areia das dunas e da terra. Usou essa referência para compor look de bermuda masculina com corte de , acompanhada de colete e uma releitura do chapéu bucket (chapéu de pescador). Interveção com bordados manuais em uma das laterais, e detalhes em elementos plisssados numa das pernas e na cintura.

Tecido : denim Safir, em 98% algodão e 2% de elastano. A estilista recorreu a sobretingimento em lavanderia para dar ao jeans o aspecto envelhecido.

4 LOOK ONÇA PRETA

Autora : Joelma Baldisserra, dona da marca de moda feminina Onça Preta.

Inspiração : a própria coleção da marca. Desenvolveu conjunto de calça wide leg, sem bolsos, e top cropped com uma flor como elemento principal. A calça recebeu aplicação de cristais que remete ao clássico risco de giz. No ensaio a modelo usou chapéu em denim com flor e brilhos de cristais.

Tecido : denim Nero da Cedro, na cor ônix, trabalhado com leve estonagem. Base mistura algodão (97%) e elastano (3%).

fotos: divulgação (Gustavo Marx)