As dicas dos especialistas da Dinâmica, Kennelan e Mimo
Com o crescimento da produção de tecidos estampados pelas indústrias têxteis do país e o aumento de trabalhos de estamparia nas peças em denim, são necessários certos cuidados na hora de processar essas roupas. Juarez Moscon, gerente da Lavanderia Mimo, do mesmo grupo da Lei Básica, prevê que para o inverno de 2008 o serviço de estamparia no jeans deve ser mais requisitado.
“Se a estampa for feita por processo de corrosão, é possível fazer praticamente qualquer beneficiamento em cima disso sem que o desenho seja prejudicado. No entanto, se o desenho do tecido for feito em estamparia ou vier estampado da tecelagem, a peça pode não ficar com o efeito desejado”, conta Luiz Eduardo Borin, proprietário da Dinâmica Lavanderia. Para esses casos, os testes são indispensáveis.
Os especialistas em lavanderia recomendam precaução. “O envelhecimento, assim como a maioria dos outros efeitos, tem que ser menos agressivo quando feito em cima de tecidos que passaram por estamparia, pois, o efeito acaba desgastando e apagando a estampa”, aponta Moscon.
A Ecko Unltd., exemplo de marca que trabalha com modelos estampados nas coleções de jeans, opta pela aplicação das estampas de tinta mix na peça ainda aberta, antes de passar pelos processos de lavanderia, conta Alexandre Bucci, estilista da marca no Brasil.
São, geralmente, estampas localizadas, como o silkscreen colorido na bermuda para meninos (foto acima) ou com corrosão, como na calça masculina (foto abaixo).
Há outras maneiras de estampar os tecidos diretamente na lavanderia, mas essa pode não ser a melhor opção, dependendo do tipo de efeito que se deseja. “O melhor jeito de estampar um tecido em lavanderia é usando laser, mas para fazer o efeito numa peça inteira o processo é muito demorado e caro”, afirma Ademílson Moniz, proprietário da lavanderia Kennelan. Ele concorda com os outros técnicos de que os efeitos com laser nas peças são mais indicados para pequenos detalhes.
fotos: divulgação