Embora a participação do denim tenha aparentemente crescido entre as marcas do evento, a ousadia é comedida; a maioria das coleções do verão mantém a relação estreita com o tradicional e o básico.
Ao percorrer os corredores da 37ª FIT, voltada ao lançamento do verão 2012, a constatação foi de que a maioria das marcas mantém a relação estreita com o tradicional e o básico, quando desenvolve as coleções para meninos. A ousadia de estilo é pontual. No lançamento, a Ragabesh, por exemplo, chamou atenção com a proposta de uma bermuda teen em modelagem saruel.
Ragabesh
A Clube do Doce, marca de São Paulo que vende apenas para o atacado via representantes e por encomendas a partir de seu website, incluiu o cinza para o jeans do verão 2012 dos meninos, até para os bebês. Os pequenos tem à disposição um modelo de bermuda cinza com pouco desgaste e com barras viradas para cima, para destacar os detalhes em tecido xadrez, além de um modelo de macacão com lavagem semelhante e detalhes parecidos, nas alças e na lapela do bolso.
Clube do Doce
As coleções giraram em torno de modelagens tradicionais das bermudas masculinas, sem grandes inovações em lavanderia para o jeans. A marca Hang Loose, controlada pelo grupo Ragabesh, recheou o verão com bermudas.
Hang Loose
Do Rio Grande do Norte, a marca Daya trouxe aos lojistas presentes na FIT opções de bermudas, com poucos efeitos de lavanderia.
A YKZ, de São Paulo e que tem o jeans apenas como complemento, também optou pelos poucos efeitos em lavanderia.
Daya (acima) e YKZ
Nankin e D.Viller se juntaram às marcas que incluíram bermudas cinzas em seus catálogos de verão. A primeira tem entre seus modelos bermuda em sarja, com corte reto, voltada para meninos na faixa dos oito anos.
Nankin
E a D. Viller trouxe um modelo também ajustado, com lixado e bigode, para a faixa de 12 anos.
D.Viller
fotos: divulgação e GBLJeans