O GBLjeans faz o resumo da ópera das tendências delineadas pelas têxteis na semana.
A julgar pelas direções criativas traçadas para o jeans por seis têxteis nacionais, o jeans nas próximas coleções pode cruzar três principais tendências. Cada equipe de estilo escolheu uma designação diferente a fim de definir rumos que convergem
para os mesmos pontos. O GBLjeans fez o resumo da ópera das apresentações realizadas durante a semana de lançamentos.O MUNDO DEPOIS DE GRANDES EVENTOS
Uma das direções criativas aponta para o futuro imaginário, baseado nas roupas usadas por guerreiros da ficção científica, seja do cinema ou dos games. Roupas com elementos de proteção, para atender a humanidade depois da pandemia de covid-19.
Tem a ver com armaduras, formas esculturais. Tecidos tecnológicos ou funcionais ou de visual rústico.
As lavagens são empoeiradas e as estampas associadas ao futurismo como o visual da aurora boreal.
Black é importante nessa direção. Mas não é o certinho, uniforme, que o varejo gosta de colocar na vitrine. É um denim black bem modificado em lavanderia.
Detalhes de bolsos, sobreposição e aviamentos de metal em quantidade, como zíperes e reguladores, estão entre as recomendações.
O pé no futuro fala também das possibilidades da tecnologia que avança unindo recursos de realidade virtual e realidade aumentada mudando a forma de navegar e interagir pela internet.
Roupas que não existem no mundo físico, apenas no mundo virtual. E são, mesmo assim, vendidas e compradas.
ESCAPISMO
Outra direção aponta para um ponto pós-segregação forçada pela covid-19. Uma parte dos consumidores estará ávida para subir no salto, usar brilho, aproveitar a noite e aglomerar.
Uso de aviamentos e acabamentos que brilhem. O ambiente disco continua valendo, em forma e cores fortes.
NATUREZA
O impacto da dispersão da covid-19 pelo mundo tornou mais urgente para os humanos equilibrarem a relação com a natureza. A aposta é que uma parte dos consumidores estará interessada em tecidos de fibras naturais, cultivadas de maneira sustentável.
Os rumos passam pelo jeans de estilo atemporal, confortável, feito para durar, com peças fáceis de usar e combinar.
PRESTE ATENÇÃO
Cintura baixa: Antes da pandemia os sinais indicavam que a cintura das calças femininas estava descendo. A tendência ganha força nas próximas temporadas. Mas não é skinny de cintura baixa. É uma modelagem solta com o gancho deslocado para baixo.
Skate pants: para os homens.
Jaquetas: muito em alta. Para o feminino, com costas trabalhadas. Também para elas avista cropped jacket.
O estilo das estrelas da música pop na virada do milênio: Britney Spears é uma delas. Band boys como N’Sync, a banda de onde saiu Justin Timberlake, também pedem para serem revisitadas.
CONTINUAM
Estilo workwear; pele fake; ombros estruturados; bordas de bolsos desgastadas. Recortes. Fundir formas esportivas com o casual.
Patchwork como opção de bloco de cores para o denim. Técnicas de upcycling. Mistura de materiais.
Vintage. Com a ressalva de Alexandra Farah, para a Covolan: “Esses rasgos muito agressivos que dá para ver que foram feitos quimicamente ou artificialmente, ficou meio barango”.
Ela recomenda no lugar de rasgos, usar recortes vazados.
Formas volumosas, sobretudo para os tops, como babados.
Fontes: Santista, Vicunha, Canatiba, Covolan, Cedro, Capricórnio.