Análise foi encomendada pela Warner Bros Games para o lançamento do Cyberpunk 2077
Parte do lançamento do jogo Cyberpunk 2077, que no Brasil chegou ao mercado na semana passada, a Warner Bros Games e o CD Projekt Red encomendaram estudo inédito à WGSN Mindset que analisa a hiper-realidade. Nesse material, a empresa especialista na identificação de tendências globais para mercados de consumo estuda como a hiper-realidade a partir dos reflexos da cultura cyberpunk inaugura uma nova era de comportamentos digitais.
Conforme Lígia Paes de Barros, head da WGSN Mindset Latam, o estudo identifica e analisa oito principais movimentos de hiper-realidade.
MODA DIGITAL
Grande marcas lançam coleções digitalizadas. Mesmo que alguns produtos digitais ganhem versão física, a moda digital mira no desejo de consumidores de aparecerem nas redes sociais, sem repetição de looks, e na preocupação com a sustentabilidade da produção desenfreada de roupas.
INFLUENCERS CRIADOS DIGITALMENTE
A head da WGSN Mindset alerta para se acostumar a “ver mais marcas e até mesmo órgãos governamentais se aproveitando das estrelas digitais para usá-las como embaixadores para promover produto, impulsionar a cultura e compartilhar mensagens críticas”. Já funcionam agências de modelos virtuais.
NOVAS FORMAS
Filtros e identidades virtuais são criados como réplicas digitais de humanos. “Artistas musicais do mundo real estão desenvolvendo réplicas digitais para estrelar seus videoclipes, enquanto profissionais criativos especializados em 3D estão criando seus gêmeos digitais para mostrar novas possibilidades aos seguidores”, descreve o estudo.
MÚSICA NO STREAMING
Experiências musicais interativas absorvem formatos inovadores e caminhos para monetização em longo prazo. “Trazendo inovações como o controle total do usuário sobre a narrativa de videoclipes, o uso da tecnologia de reconhecimento facial, RA e RV, ou até mesmo experiências gamificadas, a nova era da interação com o universo da música será baseada no engajamento à distância e o escape do usual”, diz o estudo da WGSN Mindset.
Estão nessa categoria os festivais acontecendo dentro do metaverso, por exemplo.
ALÉM DO CLICKTIVISMO
O ativismo phygital representa a série de iniciativas digitais associadas a protestos no mundo físico. Vai além do ‘clicktivismo’ de poltrona, que aplaca consciências pelo apertar do like ou do dislike. “A distinção entre o ‘cliktivismo’ de poltrona e o ativismo real está se tornando cada vez mais borrada”, considera o estudo.
SOBRE NTFs
O impacto das NFTs. A WGSN prevê que o mercado dos Non-Fungible Tokens mudará a forma de distribuição e controle de artes digitais. Isso porque, baseado na tecnologia de blockchain, os NFTs levariam a lógica de propriedade para o mundo virtual com assinatura criptografada e atestado de origem.
DESTINOS DIGITAIS
Os digi-destinos gamificados são criações de marcas oferecidos aos fãs por meio de novos apps nas redes sociais ou diretamente em seus próprios sites. No futuro, permitirá às marcas atrair para o mesmo lugar comércio, comunidade e entretenimento.
DESCOLONIZAÇÃO
A estética do futuro descolonizado. Forma de retratar as narrativas de grupos minorizados e marginalizados. “Esse movimento vem se aproximando da estética futurista e começa a representar realidades distópicas – muitas inspiradas diretamente no gênero cyberpunk – em que somos confrontados com uma história diferente da que conhecemos e da que projetamos para o futuro”, explica o estudo.
O JOGO
O Cyberpunk 2077 é um RPG ambientado na metrópole Night City, cidade localizada na costa oeste dos Estados Unidos, que ficou conhecida como “pior lugar para se viver na América”. Ali, nove facções disputam território em cenário de estética cyberpunk. Cada uma com estilo diferente e marcante, de vida ao modo de vestir.
Foi desenvolvido pelo CD Projekt Red, estúdio de desenvolvimento de jogos fundado em 2002, e distribuído pela Warner Bros. É um jogo para console, com resolução 4K.
foto: captura de tela do jogo (divulgação | CD Projekt Red)