Entre as novidades, tinta e resina que substituem o papel foil que, por anos, reinou absoluto nos efeitos refletivos
Os fabricantes de químicos intensificam os investimentos para reforçar a oferta de produtos que garantam o efeito metalizado no jeans. A pesquisa por novas cores e processos, que podem ser usados tanto pelas lavanderias industriais, quanto pelos fabricantes do denim, tem movimentado o mercado.
No início de agosto, a Clariant apresentou as tendências para a primavera / verão de 2008/2009. A fase brilhante segue além do inverno, de acordo com a pesquisa da empresa, que incluiu na cartela de cores da estação a linha Coming Shiny, na qual o dourado prevalece sobre tons fortes e plásticos.
Sem foil
A tendência dos metalizados também foi reforçada pelo Texpal Fashion, circuito de palestras promovido pela Texpal que, nesta edição, tratou da orientação de moda para o inverno 2008. “Logo no início da pesquisa fomos surpreendidos com os metalizados que continuam forte. Mas a tendência é sair dos tons ouro e prata para investir na pigmentação dos metalizados, como aço escovado, petróleo e asfalto”, ressalta Solange Wassano, a estilista que apresenta os resultados do trabalho.
Para acompanhar essa direção, a Texpal desenvolveu dentro da linha Plastitex, a tinta Metallic, que imita o foil e pode ser a base metalizada para tons diferentes, como granito, chumbo, asfalto.
Segundo Diogo Cezar Zangari, coordenador do Centro de Tecnologia Têxtil da Texpal, a busca pela metalização do denim visa fazer com que o jeans assuma o status de artigo de luxo. “Nossos clientes buscam cada vez mais por produtos diferenciados que confiram maior valor agregado”, diz. Para oferecer o efeito metalizado, a empresa trabalha também com a combinação de resina e glitter ou resina e metalizado. Este último deixa o tecido com aspecto de alumínio e vem nas cores ouro, prata, perolizado e incolor (que ganha mais vida sob a luz). A empresa fornece produtos para lavanderias, estamparias e indústria têxtil. Diogo explica que as resinas metálicas e ou com partículas de glitter podem ser usada nos três ambientes, sem restrição aos processos de beneficiamento.
Também no mercado de químicos para lavanderias de jeans, a Splashcor vem substituindo a utilização do papel foil por uma resina líquida de fabricação própria. A Metal Fix, como foi batizada, é aplicada por pulverização e deve ser submetida à temperatura de 150 graus, para melhor fixação.
O técnico de desenvolvimento da empresa, Alexandre de Campos, explica que o novo produto é mais resistente que o papel, resistindo, inclusive, a lavagens industriais. O Metal Fix apresenta grande resistência e pode ser aplicado tanto na peça de tecido cru como na hora do acabamento”, acrescenta o técnico.
Variedade
Segundo Juliana Sakurai, técnica têxtil da NewCo., a empresa começou a trabalhar com a Metal Coat – resina gliterizada – em 2001, oferecendo o produto nas cores ouro, cobre, prata e perolado. A procura cresceu tão significativamente desde o ano passado, diz, que a empresa decidiu ampliar a cartela com seis novas cores. “Estamos ainda em fase de testes, mas a expectativa é de que nas próximas estações a procura seja ainda maior”, conta Juliana.
Segundo ela, a Metal Coat pode ser usada tanto na lavanderia quanto na confecção do tecido. A fixação da resina na peça requer o uso de forno a 150 graus durante três minutos.
*colaborou Jussara Maturo
fotos: divulgação