Desfiles internacionais do inverno gringo mostram variações de tons terrosos com efeitos de lavanderia.
Já no final do ano passado, a bússola da moda apontava para o jeans brown. Como tons terrosos permanecem em alta, a tendência escorreu também para o jeans e ganha espaço nas recentes passarelas internacionais. Não se trata de fazer coleções inteiras em variações de marrom como mostraram os desfiles do inverno gringo (de dezembro de 2024 a março de 2025, período do verão brasileiro). As entradas são pontuais.
Ainda que em pouca quantidade, o jeans brown das passarelas não é nada básico. Apresenta efeitos de lavanderia aplicados na maioria dos modelos lançados por grifes como Acne Studios, Giorgio Armani, MM6, Helmut Lang, Vaquera e Aknvas. Mesmo raw, como na proposta de Cecile Bahnsen, o jeans ganha detalhes em bolsos, acabamentos e bordado.
Modelos de jeans brown não estão restritos a calças, apesar de a cor ransmitir robustez. Pelas passarelas passaram calças, vestidos, jaquetas, saias e casacos.
VARIAÇÃO
O jeans colorido de marrom é versátil, transitando entre o casual e o formal a depender da combinação de estilo. Para as marcas, o essencial é abordar o jeans marrom com cautela, desenvolvendo poucas peças. Mas acompanhar de perto o retorno das vendas, que podem surpreender positivamente. A geração TikTok pode gostar da novidade já exibida pela modelo e filha do cantor Leonel Richie, Sofia Richie, que ganhou fama na rede social.
Também é recomendável um bom estudo de cores para selecionar tons de marrom mais universais de modo a combinar com diferentes tons de pele. Nos desfiles, as marcas não optaram por tons profundos e escuros de marrom. Tenderam ao ocre, circularam pelo cáqui e o bege até arranhar o laranja.
Além do jeans brown, a temporada também coloca em alta o denim gray, que já foi destaque de web story elaborado pelo GBLjeans em outubro de 2023. Não custa dar uma relembrada.