Essas são as principais características para o verão de 2008, de acordo com a pesquisa de tendências na Europa e nos Estados Unidos
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Um jeans ousado e irreverente. Essa peça que é básica em qualquer guarda-roupa virá com toda a força no verão de 2008 de uma forma completamente arrojada: colorido (vermelho, amarelo, laranja, royal, branco e gelo), com cores também presentes nos forros, amassado, com muitos detalhes nos bolsos traseiros e nas etiquetas, justíssimo e com lavagens poderosas, muito especiais.
Essas são algumas das últimas novidades no segmento de jeanswear, apuradas em pesquisas recentes nas “capitais mundiais da moda”, Paris, Londres, Milão e Nova Iorque. São mais de dez viagens por ano a Europa e América, pesquisando tendências e trazendo informações sobre as criações dos estilistas de vários países e a moda que está estampada nas vitrines das mais famosas e badaladas lojas.
De longe o jeans parece estar limpo, ou seja, não se vê bordados ou rococós, mas de perto se percebe que ele está sim trabalhado. São detalhes sutis como contrastes de linhas – três ou quatro cores diferentes na mesma peça; contrastes de pontos – vários tipos diferentes; e o grande destaque que são os bolsos.
Outras características observadas:
· Bolsos traseiros: com detalhes em couro, costuras com linhas coloridas, amassados, enrugados
· O délavé está aparecendo bastante e também o jeans escuro. Mas o destaque é para os coloridos, os chamados jeans PT (prontos para tingir), que estavam sumidos há dois anos e agora voltam com toda a força: em tons amarelo, vermelho, branco e gelo
· Grande destaque para os botões de metal: de 20 e 30 mm, em estilo retrô com furos, botões de plástico, botões em rebite (muitos com efeito amassado, envelhecido e com pedras)
· Os forros ganharam vida e são trabalhados com tecidos, plásticos, emborrachados, coloridos, de camisaria e também coloridos: ganham cores vibrantes como laranja, amarelo e verde água. Os modelos masculinos aparecem mais com os tons de bege
· Também estão sendo trabalhados carimbos plastificados e emborrachados
· Valorização das etiquetas: muito trabalhadas, algumas gigantes, chamando a atenção e fazendo parte da composição da peça
· Recortes estratégicos na parte traseira
· Lavagens sofisticadas com resinas, amassados, mistura de lavagens que aparecem com maior evidência na coxa e na barra das pernas
· Modelagem bem justa que, em algumas peças, desce justa e depois alarga um pouco (levemente) nas barras
· Curiosidade: a Diesel fez cintura alta – tipo um minimacaquinho com cós alto
· Muitos microshorts, salopetes, macacões e macaquinhos, ideais para combinações de blusas com costas de fora e mangas com volume, também em exposição nas vitrines compondo com os jeans
· Microssaias, modelos com 29 cm
· Paetés aplicados no jeans branco ou gelo, que é uma cor coringa da estação, pois serve como base para composições com outras cores e modelos
· Intersecção de costuras
· Reguladores traseiros nas calças
· Muito ilhós, zíperes, cristais, mistura de tachas e rebites como detalhes de acabamento
· Curiosidade: você vira a peça ao contrário e vê as cores e o acabamento, algumas marcas lavaram o jeans com permanganato de potássio (resultado incrível)
· Retorno dos suspensórios
· Shorts bem sexy, curtinhos, com forro colorido e barra detonada
· Bermuda estilo “Maria João” mais folgada e com bolsos estilo cargo. Aliás vários bolsos, misturando forro em estilo romântico e botões coloridos dando um toque bem feminino
· Importante: tons pastéis, laranja queimado, pink e outros aparecem sempre discretos no jeans, nos forros ou nas lavagens, etiquetas com ilhós gigante
· Bolerinhos curtos estilo reto, manga boneca e jeans de peso leve
· Para o masculino: jaquetas com “brincadeira de botões”, ou seja, deslocados, um de cada cor na mesma peça;
· Curiosidade: Alexander MacQueen fez uma jaqueta com lavagem – estamparia em tonalidade prata ou dourado.
*Fernando Aidar (foto) é consultor de moda e palestrante do Senac Moda Informação desde 1988. A cada ano realiza em torno de dez viagens entre os Estados Unidos e países da Europa para pesquisar as tendências de moda para o ano seguinte. O consultor explica que o Brasil também é fonte de pesquisa, com visita a várias regiões do país para ficar por dentro das inovações.