O verão 2012 não trata do retorno ao básico, mas da capacidade de construir o simples e o ousado, de maneira versátil, planejada do ponto de vista técnico e confortável para quem usa a roupa.
“Como o Brasil é um país jovem, tem liberdade para criar sem se atrapalhar com o passado. Nós (os europeus) sentimos muito inveja de vocês”. A declaração de Pascaline Wilhelm, a diretora de moda da Première Vision, durante palestra sobre tendências para o verão 2012, surpreendeu a plateia da Premiére Brasil, cuja terceira edição foi realizada nos dias 19 e 20 de janeiro, na capital paulista. Na visão da especialista, o momento é de moda eclética, aberta a experimentações.
Também é uma temporada para enxugar os excessos encontrados em coleções passadas, avisa Sueli Pereira, gerente de moda da Tavex. Ela dá como exemplo o vintage. O estilo continua no verão. ”Mas o vintage limpo dá trabalho, porque exige elaboração, planejamento técnico, conhecimento para garantir o resultado natural”, acrescenta a executiva.
O denim ficará mais contido a fim de acompanhar a profusão multicolorida prevista para a estação. Contido, simples, natural são características que vão prevalecer para o jeans na coleção de verão. Mas não significam peças simplórias em termos de construção, lavagem ou efeitos. Assim como o conceito de peça elaborada vai bem além de acrescentar brilho no acabamento, com aviamentos em cristais ou metal, acumular lavagens e efeitos apenas para mostrar serviço.
“Os estilistas não podem esquecer que tem corpos dentro das roupas”, completa Pascaline. Em busca do bem estar, as formas do verão são soltas, utilitárias e recorrem à elegância do corte de alfaitaria com toques de descontração próprios do jeans. Nesta edição, o GBLjeans Especial consolidou o perfil do jeans para o verão 2012 a partir de informações obtidas com especialistas e pesquisa das empresas.
Contribuíram para compor esse panorama: Vicunha, com palestra de Renata Xu, como parte da programação do lançamento da estação; Texpal, com a cartela de cores; Bureau Tavex, sob a condução de Sueli Pereira; São Paulo Prêt-a-Porter, com a apresentação de Jamie Thomas, diretora de tendências do Stylesight em Nova York, sobre as direções da moda para o verão feminino; Première Brasil, com a palestra de Pascaline Wilhelm; Newcolor, com a coleção de etiquetas lançada em dezembro; Cedro, com a divulgação de pesquisa de moda e comportamento em torno da estação; Canatiba, mediante o preview de verão comandado por Bia Aidar na Première Brasil; e Aissa Basile, consultora de moda internacional para o Senac Moda Informação.