Como forma de manter o contato com os consumidores durante a pandemia, a John Lewis agenda o serviço grátis pelo Instagram.
Com as lojas físicas fechadas por causa da pandemia da covid-19, a rede de lojas de departamentos John Lewis, do Reino Unido, colocou em prática um novo jeito de manter contato com consumidores confinados. Criou um serviço que dá consultoria de estilo grátis pelo Instagram. A pessoa marca uma hora e um dos profissionais da equipe faz uma videochamada pelo app que dura uma hora.
São nove estilistas associados. O cliente escolhe com qual deles quer se reunir virtualmente e marca horário enviando mensagem na conta do estilista no Instagram. O profissional faz uma breve perfil de estilo pessoal e analisa o que vê no guarda-roupas. Baseado nessas informações dá conselhos de combinação com o que a pessoa já tem no armário e de como organizar as peças. Também dá dicas de como poderia atualizar o estilo e o que está faltando. Pode até criar uma lista personalizada de compras futuras, explica a empresa em comunicado à imprensa.
E não há obrigação de comprar nada, garante, ainda que a varejista mantenha ativo o site de vendas online. Depois da consulta, o estilista encaminha um e-mail detalhando o que foi discutido. O serviço prevê ainda um FAQ de estilo, com perguntas e respostas, montados pelos estilistas em suas contas de Instagram.
ESTENDER CONSULTA PARA OUTRAS ÁREAS
Como uma loja de departamentos, a John Lewis criou o mesmo serviço para outras duas áreas de atendimento. Uma é de cuidados do bebê para futuros pais; e a outra estilo na decoração de casa. A varejista diz está avaliando lançar consultas semelhantes para aconselhamento nutricional, degustação de vinhos e suporte técnico, entre outros.
No Reino Unido, a varejista registrou aumento de vendas de equipamentos de escritório para serem usados em casa, como mesas e cadeiras, além de notebooks. Também identificou compra de kits de artesanato e quebra-cabeças e de produtos de beleza, como tintura de cabelo e máquinas de corte.