Conforme Pascaline Willhelm, diretora de moda da Première Vision, o segmento hoje está ligado à moda, embora essa aproximação esteja em curso
Durante sua passagem pelo Brasil, onde apresentou a conferência de moda Trend Tasting para o verão 2011 na primeira edição da Première Brasil, Pascaline Willhelm, diretora de moda da Première Vision, fez uma breve análise do mercado de jeans em geral. Ela afirmou: “O jeans que antes vivia sozinho, hoje está completamente ligado à moda”.
O principal ponto de contato é a onda vintage, que no jeans segue intrépida em direção a uma releitura de contornos mais sofisticados que os trabalhados até agora, com nítidas influências na moda em geral, explica a diretora. Embora reconheça que o “jeans e a moda ainda têm muito para conversar”, Pascaline avalia que a aproximação está em curso e em ritmo acelerado.
Ela cita a orientação de moda identificada na edição de dezembro do Denim by Première Vision, realizada em Paris, do denim combinado a outros fios, como a seda, o cânhamo ou o linho. A partir do verão 2011, diz, o jeans deverá ser mais limpo, mais chique e com imperfeições sutis. As orientações destacam as jeggings, o jeans colorido e as versões super claras.
O lado “bad boy” resiste com influências retiradas do estilo consagrado da década de 1950, como jeans retrabalhado como falso couro, pesado e bruto. É uma das poucas concessões de visita ao passado. Em sua conferência, Pascaline incentiva os criadores a privilegiar o olhar contemporâneo, buscando identificar, elementos, interesses e demandas do mundo atual.
Surpresa criativa
O perfil do verão 2011 foi traçado sobre três vertentes: opulência afrontada; formal regenerado; e nonchalance borbulhante. Para o jeans, a previsão é de denim colorido, super amaciado, em tons de cinza, revestimento com brilho molhado
foto: divulgação