Selecionamos exemplos de marcas que foram à FIT 0/16 para lançar coleções do verão 2014, nas quais o jeans deixou para trás a figura de complemento obrigatório e sem graça.
Ao contrário do mercado dos adultos, a oferta de jeans infantil não é tão generosa. Certo preconceito por parte do consumidor, que associa o denim a superfícies ásperas, por muito tempo relegou o item a complemento sem graça e roupa de guerra. No entanto, a mudança de perspectiva que vinha lenta há já algum tempo, acelerou no verão 2014, especialmente para crianças entre quatro e oito anos, que formam um contingente considerável de consumo. A FIT 0/6, feira dedicada a artigos infantis e adolescentes realizada no início do mês em São Paulo, não deixou dúvida de que a maioria das marcas com jeans, que ali mostraram seus lançamentos, fez a opção pela miniaturização da moda, ainda que com certo delay.
As cores intensas e alegres que rechearam inclusive as coleções de inverno dos adultos só ganharam espaço no verão infantil de 2014. A boa novidade é que algumas deram tratamento de jeans à sarja colorida, refreando o tingimento firme, de tons abertos, assim como algumas marcas para adultos estão procurando fazer no Brasil. Spikes, strass, pérolas, tachas e tachons, plaquetas de metal nos bolsos, rendas e penduricalhos decoram o jeans das meninas, no momento em que o jeans das mulheres segura a mão na peruíce.
Estampas integram as coleções. Geralmente aplicado aos modelos para meninos, o estilo militar alcançou as garotas, desde as opções com o padrão tradicional até as brincadeiras com cores sobretintas. A interferência acompanha o movimento incomum de aplicação intensa de efeitos de lavanderia no jeans infantil. A sarja estampada com manchas em puff, quase como algum animal print, fica com os detalhes mais acentuados depois de lavado é outro exemplo dessa direção. Foi a opção para shorts e minissaias em marcas como Get Jeans, Petit Gateau, 3eJá e Garotada.
Os poás brancos, grandes e pequenos, que invadiram o denim das garotas são em grande parte feitos à base de corrosão química em estamparia ou lavanderia. Poderiam ser feitos por corrosão a laser. O brilho do foil no denim, aplicado em lavanderia, conquistou espaço nos modelos das meninas, assim como os tecidos com brilho de fábrica, com preferência unânime à sarja creme com glitter, que garante efeito perolado, encontrada na Luluzinha, na Petit Gâteau e na 3ejá, entre outras.
A camisa em denim com estampa por corrosão para as meninas, em modelo estilo anos 60 fechado na frente com laço na cintura, foi um dos que mais vendeu dentro da coleção da Luluzinha, garante Gerusa Gama, gerente de marketing e produto da empresa que tem ainda a marca Oliver, para os meninos, depois de quatro dias de feira. Na Oliver, a equipe de estilo desenvolveu um modelo de camisa em denim com lavagem em degradê de azul que empolgou as multimarcas, pelo fato de que quase não há camisa jeans para meninos, constata a gerente.
Luísa Alvarenga, estilista da Petit Gâteau, marca para meninas que está na segunda coleção, também é categórica em dizer que, nesta edição da FIT, os compradores estavam ávidos por novidades, sem usar o preço como primeiro critério de barreira. “O nosso conjunto mais caro, em torno de R$ 160,00, também foi o que mais vendeu”, deu como exemplo a estilista, para quem os lojistas estão em busca de moda que encante.
Mesmo em marcas que tradicionalmente não são fortes em jeans, como a Colorittá, os modelos escaparam do básico. O shorts em denim tem desgastes combinados a pérolas, metais e plaquinhas que levam o nome da marca. Em pegada mais romântica, a marca dirigida a meninas de quatro a 14 anos usou tons suaves como o rosê da calça skinny em sarja, com delicados detalhes, de babados nos bolsos da frente, e pedrinhas nos de trás.
A seleção de marcas deste especial não seguiu critério específico algum, a não ser a disponibilidade para conceder entrevista ao GBLjeans. Também ficaram de fora outras que já haviam antecipado os lançamentos para a cobertura diária do portal, como é o caso da Gabriela Aquarela, cujos detalhes da coleção para garotas você pode saber mais, acessando a área de notícias do GBLjeans. A coleção inteira da marca contempla 84 modelos, dos quais dez são da linha de jeans entre shorts e saias, ornados com tachas, bordados, chatons, pérolas, strass, hot fix, além do denim de avesso colorido (apenas em verde) e a sarja com estampa de camuflagem.
Jeans legal para crianças não é fácil de fazer. Exige perícia de modelagem, conhecimento em técnicas de lavanderia para evitar produtos abrasivos que possam judiar da pele delicada, aviamentos proporcionais ao tamanho da meninada, dar conforto a quem veste e a quem ajuda a vestir e gostar de ver o resultado. No verão brasileiro, o consumidor poderá ter uma oferta maior de jeans infantil descolados feitos no país.
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