Depois de duas décadas de reinado absoluto, modelagem é ameaçada pela preferência das millennials por fits mais relaxados.
Há 20 anos o jeans skinny desembarcou no mercado global e não saiu mais, nem das vitrines, nem do guarda-roupas das mulheres. Do volume total de calças de denim vendidas no mundo, a maioria absoluta corresponde ao corte seco e justo que tem desafiado todos os ciclos da moda. Mas, o relatório mais recente do site de busca de moda de luxo Lyst afirma que o reinado da skinny parece ameaçado por fits mais relaxados, preferidos pela geração Millennial.
Mom jeans foi o termo pesquisado por 200 mil compradores por mês ao longo do ano passado. Boyfriend, pantalona e corte reto são consultas cada vez mais populares, diz o relatório da empresa que tem sede em Londres e acesso mundial. Segundo essa pesquisa, o jeans mom tem sido vendido mais rápido que outros modelos de calça de denim, inclusive skinny.
A Lyst informa que para montar o relatório Breakout Denim Trends rastreou uma base de 60 milhões de consultas relacionadas a denim nos últimos 12 meses. Analisou termos de consultas, visualização de páginas das lojas que usam a plataforma e dados de vendas de 5 milhões de produtos comercializados por 12 mil marcas. Ressalta que 8 mil itens de denim, que não apenas calças, são carregados diariamente na plataforma.
Segundo o relatório, as pesquisas por denim aumentaram 11% em 2018 sobre o ano anterior. Detectou ainda que sete de cada dez compradores procuram calça jeans na plataforma, tanto que em 2018 jeans foi o top 3 das buscas da Lyst, perdendo somente para tênis e vestidos.
OS TERMOS MAIS BUSCADOS
Sobre o perfil das buscas, o relatório constatou que os homens gastam 31% a mais que as mulheres na compra de cada calça jeans, e que eles dão preferência a marcas premium. E embora as mulheres paguem menos por calça jeans, elas compram com mais frequência.
Sobre tendências de moda, a Lyst aponta que a busca por denim branco subiu 42% na última semana de março, assim como aumentaram as consultas por skinny black e jeggings. Nos últimos seis meses, o relatório verificou aumento das buscas por jeans de cintura baixa, a partir do uso de termos como jeans low cut e hipster. Também tem recebido mais consultas sobre jeans sustentável e algodão orgânico.