Se o inverno ainda mantém resquícios minimalistas, o próximo verão será de exageros maximalistas em cores, modelagens e efeitos.
As tendências para o jeans 2021/2022 começam a apontar para mudanças de paradigma conforme a vacinação contra covid-19 avança no mundo. O
leisurewear continua em alta, assim como evoluem as formas oversized, os tricôs com padrões geométricos e estampas que simulam obras de arte plástica abstrata, aponta o novo relatório da plataforma de busca de moda Tag-Walk para o inverno 2021 do hemisfério norte.Mas o verão ganha acento otimista, quando se espera as pessoas voltem a circular mais à vontade. Relatório recente da WGSN chama a tendência de Tropical Hype. De cores vibrantes, como amarelo e laranja, estética maximalista no lugar do minimal. Ainda persistirão o tie-dye e as manchas.
Para as formas de verão, a WGSN aponta camisa resort para os homens, de corte quadrado. Os vestidos ficarão mais curtos e os shorts manterão a tendência de conforto, com cintura alta e clochard e corte levemente evasê.
Também a Première Vision, que termina nesta sexta-feira, 19 de fevereiro, decodificou o verão 2022 rumo aos excessos. Será uma estação rica em contrastes, de tecidos de superfície texturizada ou de aspecto rústico, muito brilho e formas ostensivamente sexies.
Nessas duas visões, o verão 2022 tende a ser uma estação energizada.
DIREÇÕES DO INVERNO
Conforme o relatório da Tag-Walk, as tendências para o jeans do inverno deveriam considerar jaquetas bomber, calças com pernas extralongas (para homens e mulheres), estampas em xadrez. Permanece a estética da década de 1970, do grunge e dos uniformes militares.
Se os tons neutros dão uma folga, a aposta ainda é comedida com a volta das tonalidades camelo e burgundy. As saias ficam bem curtas e as calças são usadas por dentro de botas de cano a meia canela.
Veja também as 10 cores da Pantone para o inverno 2022.