O showroom das têxteis para a nova temporada reforçou as variações de tie-dye, as estampas em color laser, acabamentos empoeirados.
Como nas temporadas anteriores, o esforço do estilo será no sentido de atualizar demandas que se repetem em looping. A estética do verão 2021 pende para as roupas de brechó, do feito à mão porém sem muito capricho. Em contraste, a valorização das pregas no denim, que exigem habilidade de construção. É o chamado extra da coleção. Assim como as variações de tie-dye, expostas no showroom de peças prontas dos lançamentos das têxteis do setor, mas que serão perfumaria nas coleções.
É o tipo de trabalho em lavanderia que leva tempo, exige bom domínio das técnicas e, por isso mesmo, custa caro. Em tempos que marcas e varejistas estão espremendo custos dos efeitos aplicados, o tie dye tende a aparecer aqui e acolá nas coleções nacionais. Além dos vestígios freqüentes do tie-dye bicho grilo, as grifes internacionais capricharam no jeans de luxo com gradiente de cor, como fez a Off White, por exemplo.
Estampas de color laser apareceram de maneira discreta nos showrooms das têxteis e com desenhos bastante básicos. Da mesma forma, sobressaíram as peças de aparência empoeirada ou desbotada.
Nas formas, a recomendação da temporada são as jaquetas cropped para as mulheres e os coletes com fechamento de zíper, no lugar de botões, para os homens. Inclui também o resgate das bermudas femininas já acenado nas passarelas internacionais de Givenchy e Saint Laurent.
Como bolsos e mais bolsos continuam em alta para acomodar os pertences, fazendo o papel da bolsa ou da mochila, o design vai ter que considerar tamanhos de celulares, documentos, cartões de pagamento, o batom ou o cigarro. Os bolsos que estavam restritos a calças e bermudas avançam para as minissaias.
Em tecidos, a despeito da resistência das marcas, a tendência é o reforço dos 100% algodão, como vem acontecendo no mercado europeu. Nada de poliéster na composição. Toque texturizado na superfície e black denim apareceram, mas, pouco, e não em todas as têxteis.
. : Publicado originalmente em 22 de novembro de 2019.