Por isso, o Senai/Cetiqt escolheu Coexistência como a macrotendência de moda da estação.
Em função do cenário global de transpandemia, no qual ainda convivemos com o risco de contágio por covid-19, o verão 22/23 é um tema ainda em construção para a moda. Por isso, o Senai/Cetiqt escolheu Coexistência como a macrotendência da estação, apresentado em relatório lançado oficialmente, ontem (25), em parceria com o Sebrae Nacional.
Em sua palestra de apresentação online, Cris Rangel, coordenadora de serviços e consultoria de moda do Cetiqt, destacou que o tema é aberto e influenciado por
paradoxos. O mundo corre em busca do equilíbrio, ou seja, para desacelerar. A pandemia colocou frente a frente a questão do indivíduo e do coletivo. Ou a Url (endereço de um site na web) frente a experiência IRL (In Real Life).Dessa forma, diz, a construção estética se torna uma grande brincadeira usando todos esses elementos. Assim como nas tendências para o jeans, mostradas pelo GBLjeans, a macrotendência Coexistência foi dividida em três temas filosóficos: Corpo, Espírito e Mente.
Para Cris Rangel, a superexposição de corpos vista nas passarelas internacionais nada tem de erótico. “A pele exposta é revelação natural e não uma revelação transgressora”, argumenta.
INSIGHTS

Na visão dela, a profusão de borboletas retomada para o verão 22/23, depois de um ciclo de 20 anos, não tem a ver com transformação. Serviria como alerta de ‘não me toque’ quando exibidas nos corpos femininos. Isso porque, explica, quando toca a pele humana, a borboleta começa a morrer.
As cores representam o grito de alegria, de aproveitar o momento mesmo que passageiro da pandemia sob controle. “A criatividade deve ser uma ferramenta inteligente para se adaptar a essas interrupções”, afirma.
Citou como exemplo a coleção de final de ano da varejista sueca H&M. A cápsula Innovation Circular Design Story é feita de materiais reciclados e insumos recicláveis. Mas não seguiu a neutralidade cromática geralmente associada à sustentabilidade. Usou tecnologia têxtil para injetar cores alegres e vibrantes.