A transição que está senda arquitetada há alguns anos pelo fabricante de denim deu um passo grande com a nomeação de um novo diretor executivo e criação do conselho consultivo
O lançamento da coleção do verão 2019 da Capricórnio veio embalado por outras novidades. A partir do segundo semestre, a terceira geração assume a linha de frente, com a nomeação de Gustavo Manfredini para diretor executivo da companhia e a criação da diretoria de inteligência de mercado atribuída a João Bordignon. Dentro da estratégia de transição que está sendo arquitetada há algum tempo, foi constituído um conselho consultivo, presidido por Júlio Manfredini. Até então à frente da empresa estava José Marino, que agora também participa do conselho.
A expectativa é formar o conselho de administração a partir de 2019, diz Gustavo Manfredini, que deixou a diretoria financeira para assumir o novo cargo, a partir do segundo semestre. Junto com a preparação da nova geração, a Capricórnio está envolvida em uma ampla reestruturação interna envolvendo, desde investimentos de produção industrial a projetos de gestão de resultados, passando por implantações na área de tecnologia da informação, como sistemas de informatização de chão de fábrica, integração de sistemas e preparação para o conceito de indústria 4.0, lembra o executivo.
NOVIDADES DO PRÓXIMO VERÃO
Com sete novos artigos, a nova coleção da Capricórnio mesclou novidades em torno das diretrizes previstas para a moda da estação. Lançou o tingimento Lake Blue, um azul médio matizado de amarelo, para facilitar descarregar e chegar a azuis mais claros, explica Maria José Orione, diretora de negócios estratégicos do fabricante de denim. Também ampliou a linha dos rígidos, com tecidos em 100% algodão destinados a peças de corte amplo, como pantalonas. A coleção conta ainda com um black super stretch e um Intense Blue com elastano de conforto.
Com a cor Lake Blue, foram lançados o Corumbau e o Caraiva, ambos com a mesma composição – 78,5% algodão, 20% poliéster e 1,5% elastano – e mesmo peso (8oz). Enquanto o primeiro conta com um ring sutil, a estrutura do segundo é lisa, aponta Maria José. Também receberam o tingimento o Curuipe, que combina 98,5% de algodão e 1,5% de elastano, com peso de 9,oz; e o Abrolhos, um dos dois 100% algodão do verão 2019 da empresa, peso de 9,5oz e leve cross.
O outro 100% algodão é o Fênix, de 9oz, que é a versão mais leve do Algarve e tem tingimento Intense Blue. A mesma cor foi escolhida para o Adonis, que tem elastano de conforto usado em composição que leva 85% de algodão e 14% de poliéster. O Chelsea é um cetim black/black, que também tem poliéster na composição, e elasticidade em torno dos 45%.
EVENTO COM DESFILE DE RONALDO SILVESTRE
Para apresentar os lançamentos, a Capricórnio organizou um evento com três palestras enxutas. A de moda foi conduzida por Maria José, que apontou as tendências previstas para o verão 2019, com mais volume, especialmente para calças e shorts, forma em sino para mangas, babados em sobreposição, ombros caídos e amarrações levando a estética do corselet para o jeans.
Como no inverno, André Duarte foi o convidado para abordar efeitos de lavanderia, sendo responsável pelo desenvolvimento das peças mostradas no evento e as reunidas no Laundry Book da estação da empresa. Ronaldo Silvestre comentou sua visão de processo criativo, em que defende a valorização do feito à mão e a slow fashion, para concluir com o desfile apresentado no Minas Trend em outubro, com peças criadas a partir dos tecidos de verão da Capricórnio.
Correção: Gustavo Manfredini assumiu como diretor executivo no lugar de José Marino e não de Júlio Manferdini como informava a reportagem. O Texto atual já contempla a alteração.
GALERIA DE FOTOS
- Foto 1
- Foto 2
- Foto 3
- Foto 4
- Foto 5
- Foto 6
- Foto 7
- Foto 8
- Foto 9
- Foto 10
- Foto 11
- Foto 12
- Foto 13
- Foto 14
- Foto 15
- Foto 16
- Foto 17