Fabricante de fios e tecidos avança na manufatura cradle-to-cradle para tecidos, lançada durante a FebraTêxtil 2025.
Em investimento de inovação, a nacional Dini Têxtil lança um processo de manufatura cradle-to-cradle para produzir sintéticos circulares. A empresa já conta há três anos com uma linha de produtos fabricada 100% com fios derivados de garrafas PET recicladas, sem adição de fios originados de matéria-prima nova. Durante a FebraTêxtil 2025, feira de negócios realizada na cidade de São Paulo, a semana passada, a empresa fez o anúncio do lançamento.
No momento, uma empresa do setor automobilístico está avaliando lançar modelo de veículo com o tecido circular da Dini para os revestimentos têxteis, conta ao GBLjeans Rodrigo Dini, diretor comercial da companhia. Ao lançar a manufatura que incorpora o conceito de tecido descartado virar tecido, a Dini dá um passo adiante no processo que desenvolveu para recuperar plástico descartado e transformar em fio têxtil.
Nesse processo altamente tecnológico do plástico, cada quilo de fio retira de circulação o equivalente a 200 garrafas PET descartadas. Nem mesmo o tingimento do fio usa água, salienta o diretor, explicando que emprega a técnica “tinto em massa”, pela qual o corante é adicionado durante a fusão do chip de plástico reciclado à produção, eliminando resíduos e economizando água.
Para esse ciclo, a Dini montou uma cadeia industrial originada desde o trabalho com as cooperativas de coleta até o produto final, passando pela reciclagem mecânica feita internamente.
DESAFIO
Com o tempo, o desafio moderno é garrafa virar garrafa e tecido virar tecido, comenta Rodrigo. O desafio foi aceito e a Dini lança o tecido circular. Na fase atual, a Dini recolhe as próprias aparas têxteis e dos clientes a partir das quais faz o chip do qual será produzido o fio e depois o tecido. O processo usa apenas aparas de tecidos 100% de poliéster.
Ao longo do processo de produção, é possível enriquecer o fio incorporando outra matéria-prima nobre, como o grafeno, cuja tecnologia para uso têxtil a Dini depositou patente.
A empresa não informa o valor do investimento nesse projeto de sintéticos têxteis circulares. Rodrigo diz que foram compradas novas máquinas de fiação, além da adequação de equipamentos da produção, entre outros desembolsos.
A Dini Têxtil é uma empresa com sede em Ferraz de Vasconcelos, município que integra a região metropolitana de São Paulo, e emprega 280 funcionários diretos. Além de fiação e tecelagem, a empresa tem ainda uma unidade de confecção para produzir, por exemplo, capas para bancos de veículos e cortinas para caminhões.
Além do setor automobilístico, a Dini tem linhas de tecidos para abrasivos; tecidos para calçados; tecidos para carrinhos de bebês e cadeiras infantis para carros; de fios especiais; tecidos para uso hospitalar; tecidos para segurança no trabalho e uniformes.
