Marca de moda para meninas de até 13 anos expandiu presença no mercado, com reflexos no mix das coleções, que passaram a contar com peças avulsas.
Com o lançamento da coleção do inverno 2016, anunciada entre novembro e dezembro com showroom itinerante, a Gabriela Aquarela fortalece a estratégia que adotou. Em dois anos, a marca de moda para meninas, com linhas que atendem dos tamanhos um ao 16, inverteu a composição de seu faturamento que, em 2013, tinha o sudeste como principal destino. Esforços comerciais ampliaram a presença da marca no nordeste e, mais recentemente, no sul do país.
Atualmente, 45% das vendas são realizadas no sudeste e 55% em outros mercados, estima Rivânia Araújo, diretora de estilo da Gabriela Aquarela, avaliando que a estratégia funcionou. Em 2014, a marca ampliou a produção entre 8% e 10%, elevando o volume para cerca de 150 mil peças. Para 2015, considerado um ano difícil, a empresa trabalha com a expectativa de repetir os números do ano passado.
Quase todas as marcas infantis que trabalham com coleção, adotam o modelo de comercializar conjuntos, duas ou mais peças. A Gabriela Aquarela manteve esse formato, mas, diversificou lançando uma linha de peças avulsas, permitindo que o lojista e o consumidor façam suas próprias combinações. O teste do verão funcionou e no inverno a linha de avulsos ficou maior. “Dessa forma podemos, por exemplo, fazer versões em mangas curtas e longas de um mesmo modelo para atender mercados de clima diferente no inverno, como o nordeste e o sul”, explica a diretora.
Desfile de coleção
Para divulgar o inverno 2016, a marca optou esse ano por não participar de feiras especializadas, como fazia. Promoveu apresentações da coleção nos diferentes mercado de que participa. Na primeira semana de dezembro, trouxe os lançamentos para a capital paulista, onde realizou desfile com filhos de famosas, que também foram para a passarela: Maria Luisa, da jornalista do SBT Joyce Ribeiro; Sofia Almeida, da cantora Negra Li; Yaclara Carvalho, da atriz Monica Carvalho; Rodrigo, Lara e Lorena, da cantora Vanessa Jackson.
O ponto de partida dessa coleção foi resgatar valores, diz Rivânia. As referências passam pelas antigas brincadeiras de rua, “sabores e aromas das casas das avós, as viagens de férias de trem e por aí vai”, descreve a marca. A cartela principal de cores reflete à viagem ao passado usando tons nude, “um pouco empoeirados, de antiguidade, para realmente remeter a valores esquecidos”, ressalta a diretora de estilo. Inclui beges e tons de rosa, desde os secos até mais fortes, quase chegando ao pink, além de fúcsia, bordô, verdes mais claros e preto.
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Sem deixar de lado o romantismo, o boho chique da coleção detalhes em renda, pedraria e couro; calças flare em denim e sarja. Rivânia aponta como destaque na linha de jeans o modelo de jardineira comprida, de lavagem desgastada e misturada a detalhes com couro. Esse lançamento está na linha avulsa, que ainda abrange coletes em couro e sarja, blusas, shorts e calças jeans, entre outras peças.
Ao todo, a nova coleção conta com 160 referências, entre conjuntos e peças avulsas, distribuídos entre as três linhas: a mini (1 a 4), a kids (4 a 12) e a teen (10 a 16). A Gabriela Aquarela solta três coleções por ano.
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