Novo processo desenvolvido pelo fabricante de produtos químicos usa nebulização por enzimas para criar efeitos de lavanderia no denim.
A partir da próxima semana a Garmon inicia a comercialização no Brasil do projeto Nimbus, lançado em meados do mês na Europa. O nome do processo é uma referência à nuvem de vapor que aplica enzimas sobre roupas de denim promovendo diferentes efeitos de lavanderia. Segundo o fabricante químico italiano, com subsidiária no país, a aplicação é segura pois é realizada em sistema fechado.
A pulverização de enzimas em tecidos e vestuário sob a forma de vapor era considerada uma prática perigosa devido ao risco de o material transportado pelo ar causar alergias, como as respiratórias. A Garmon explica que resolveu o problema com o Nimbus para o qual chamou dois parceiros. Usou a lavadora modelo Core da Tonello, que funciona em sistema fechado, e a produtora de enzimas Novozymes ajudou a realizar uma medição sobre o nível de dispersão da enzima Garmon ATB 710, quando vaporizada em sistema fechado. Segundo a Garmon, “foram detectadas quantidades insignificantes de enzimas aerotransportadas”.
ECONOMIA DE ÁGUA
Por reduzir significativamente a quantidade de água necessária para aplicação dos efeitos, ele fala em até 80% em comparação com métodos tradicionais, o Nimbus foi apontado como exemplo de processo sustentável por Davide Vagnetti, diretor criativo do The Italian Job, centro de desenvolvimento de efeitos de lavanderia no jeans da Garmon, que esteve no Brasil a convite da Vicunha para uma sequência de palestras durante o showroom do verão 2018.
Além de enzimas, pelo mesmo sistema fechado de nebulização é possível aplicar corantes, resinas, amaciantes e auxiliares químicos, como agentes de reserva pré-tingimento explicou o diretor em entrevista ao GBLjeans, mostrando peças desenvolvidas dentro do Nimbus e que estavam expostas no showroom da Vicunha.
GALERIA DE FOTOS
- Foto 1
- Foto 2
- Foto 3
- Foto 4