O equipamento, que faz as duas pernas da calça jeans ao mesmo tempo, tem lançamento previsto para setembro
A espanhola GFK anunciou o desenvolvimento de um modelo para a linha de equipamentos a laser, que permite trabalhar as duas pernas de uma calça jeans ao mesmo tempo. O Marcatex Twin 500 deverá ser lançado durante a ITMA (International Exhibition of Textile Machinery) que, neste ano, será realizada em Munique (Alemanha), em setembro.
De acordo com Enrique Silla, presidente do EuroTrend que controla a GFK (e mais outras quatro empresas), o novo modelo tem alguns diferenciais sobre os equipamentos em linha. O termo twin (gêmeos, em inglês) é uma referência ao fato de que o equipamento usa dois emissores de raios laser – um para a perna direita e outro para a perna esquerda, permitindo execução simultânea na peça toda.
O diâmetro do raio laser também ficou menor que os usados atualmente. No novo equipamento, mede 0,8 milímetro. Com isso, a reprodução do desenho permite explorar mais detalhes, garante o executivo, que esteve no Brasil para uma palestra sobre o panorama do jeans no mundo a convite da Texpal, representante da GFK no país.
O equipamento ganhou um software mais sofisticado, capaz de usar desenhos gerados em Photoshop (o programa editor de imagens da Adobe) e que, associado aos micro raios laser, permite até imitar a estrutura de um tecido, afirma Silla. Outro diferencial, acrescenta, é a velocidade. O novo modelo da linha Marcatex produz cerca de 4 mil peças por dia, quase o dobro da capacidade dos equipamentos em linha.
Mercado
Os equipamentos a laser surgiram para o mercado de jeans em 2002. Em quatro anos, foram vendidos 700 máquinas em todo o mundo, informa Silla, acrescentando que 60% desse parque correspondem a vendas da GFK. A EasyLaser, a empresa da Texpal dedicada à comercialização de equipamentos destinados a beneficiamento, calcula que no Brasil tenham atualmente entre 45 e 50 desses equipamentos instalados de todas as marcas.
Segundo a edição de 2006 do Anuário GBLjeans, lançada em agosto, das quase 200 lavanderias de jeans que prestam serviços a terceiros listadas pelo guia em torno de 15% informaram dispor de, pelo menos, um equipamento a laser instalado até o fim do primeiro semestre.
O executivo espanhol conta que o mapa das vendas globais de laser tem mudado. Bangladesh, que se tornou plataforma de produção sobretudo para marcas norte-americanas de roupas, foi um dos países que mais comprou esse tipo de equipamento no ano passado, diz. No período, foram vendidas 150 máquinas fornecidas por diferentes fabricantes.