Estilista britânico desenhou as peças produzidas com os artigos da R-Two que usa sobras de fábrica e poliéster reciclado.
Em paralelo com a NYFW, o fabricante de denim turco Isko promoveu o evento Light on the Land. Montou uma exposição de um dia na cidade para mostrar peças confeccionadas com os artigos da nova linha R-TWO. Os modelos foram desenhados pelo estilista britânico Miles Johnson que ganhou projeção no mercado do jeans como diretor criativo da Levi’s por 11 anos e da Patagônia por outros três anos. A cápsula teve 34 modelos, para homens e mulheres, como calças, camisas e casacos.
De acordo com a Isko, o denim da R-Two usa na produção o algodão que se perde ao longo do processo misturado a reutilizado a fio de poliéster reciclado derivado de garrafas PET. “Dependendo do conteúdo, os tecidos podem ter a certificação RCS (Recycl Claim Standard) ou GRS (Global Recycled Standard)”, observa o fabricante em comunicado ao mercado. A quantidade de algodão reutilizado é certificada pelo CCS (Content Claim Standard), padrão acreditado pela Textile Exchange, acrescenta a Isko. R-Two é uma referência da estratégia de reciclagem e reutilização do fabricante.
Segundo a empresa, o design da cápsula segue os conceitos de inovação responsável: lavagem mínima; aviamentos removíveis feitos de metal de fábrica ambientalmente responsável, assim como as tachas; botões e etiquetas de bases naturais; e rebites bordados. Seis modelos da cápsula contam com bordados cujos desenhos foram concebidos pelo artista plástico italiano Giulio Miglietta.
CAPACIDADE DE PRODUÇÃO
A Isko pertece ao grupo turco Sanko, conglomerado com negócios nas áreas têxtil, construção, energia, embalagens, serviços financeiros, saúde e educação. Também investe em energia renovável, incluindo usinas hidrelétricas e eólicas. Como fabricante de denim, a Isko tem capacidade instalada para 300 milhões de metros de tecido por ano, com parque 2 mil teares.