Com o tema King Save the Green, a empresa aumenta em 50% a quantidade de modelos para a nova temporada
A partir da coleção do inverno 2008, a King 55 tomou novos rumos. A marca que nasceu há questão de cinco anos voltada ao público masculino, com modelos irreverentes, ganhou a versão feminina. Para o verão 2009, que lança em junho, a coleção aumenta dos atuais 200 produtos para 300 itens, entre roupas e acessórios. Para fazer chegar a nova safra aos pontos de venda, a empresa vai reforçar o número de representantes de quatro para oito profissionais e investir em campanhas publicitárias no segundo semestre.
“É um desafio e tanto para uma empresa ainda muito nova e com um conceito muito particular”, pondera Amauri Caliman, dono e estilista da marca. Desde o início, a King 55 se mantém engajada nas questões de preservação ambiental e na filosofia vegan, cujos adeptos entre outras iniciativas não consomem ou usam produtos de origem animal, como o couro, por exemplo.
Para estrear no segmento feminino, Caliman chamou a filha Carol para desenvolver a coleção, que estreou no inverno 2008 trabalhado sob o tema Life Stripes. A coleção de verão 2009, que começa a ser vendida a partir de 20 junho, terá por tema algo próximo a King save the Green, a versão ecológica e bem humorada para o tradicional hino do Reino Unido, God save the Queen.
Se as listras marcaram o inverno da marca, o verão virá colorido para homens e mulheres. “Demos uma pitada de cor ao inverno, mas no verão será a grande explosão”, adianta Caliman. Serão calças e shorts em tons fortes tinturados, como verde, rosa, vermelho, turquesa, royal e roxo. “O xadrez continua forte, mas vamos brincar aplicando efeitos de tie-dye sobre a base xadrez”, conta o estilista.
Ainda para o verão, a coleção de camisetas masculinas vai ganhar três versões: a básica, para a qual não haverá limite de quantidade de venda; a versão intermediária, com limite de produção; e uma terceira praticamente exclusiva, para a qual serão criadas no máximo 20 peças por modelo.
Comercialização
O canal de vendas da King 55 conta com duas lojas próprias para o varejo – uma unidade-conceito no bairro paulistano da Vila Madalena e outra no bairro vizinho de Pinheiros, onde fica a sede. A empresa mantém uma terceira loja no Itaim Bibi, também na cidade de São Paulo, onde funcionam as vendas para o atacado e a pronta entrega. Segundo Caliman, a idéia é crescer no varejo, com a abertura de mais uma loja na capital paulista, provavelmente nos Jardins.
A internet é outro canal de distribuição para lojistas, que podem optar pela compra programada. “Depois do início da temporada, também temos o canal de pronta entrega pela internet”, explica Caliman. Atualmente, os produtos da marca são encontrados em torno de 200 lojas multimarcas em diferentes cidades brasileiras.
Produção
Em média, a coleção de inverno produziu 8 mil peças por mês, mas a expectativa é aumentar cerca de 50% o volume a ser produzido no verão. Até o momento, a produção é terceirizada para duas empresas – uma no Paraná outra em Santa Catarina. O processamento das peças em jeans é todo feito na lavanderia que a empresa mantém e está preparada para as experimentações que evitam o uso de produtos que possam degradar o meio ambiente. Por essas características, ele conta, as opções de lavagens são mais limitadas.
foto: divulgação (King 55 e Dragão Fashion)