Expositores da TecnoTêxtil apresentam modelos para o mercado brasileiro interessado em automatizar etapas.
Diante da falta de mão de obra disponível, a indústria de confecção de vestuário busca alternativas para automatizar etapas da produção. Máquinas de dobrar camisas sociais e camisetas estão entre os equipamentos que prometem acelerar a produção.
Para a TecnoTêxtil 2025, a Osmaq lançou um modelo de máquina específica para dobrar camisas sociais. E terminou a feira com um modelo comercializado para uma conhecida fábrica de camisas. Conforme Sabine Tillmann, gerente comercial da empresa, o desenvolvimento é da própria Osmaq, mas com máquina fabricada na China.

A máquina dobra de 180 a 250 peças por hora. Essa quantidade varia dependendo das pausas para colocar papelão, papel de seda ou grampos, explica a gerente. O modelo da Osmaq faz a retenção da gola para o encaixe centralizado, dobra camisas de manga longa e curta para homens e mulheres. Funciona inclusive para polos, acrescenta.
Para camisetas, a Osmaq mostrou dois modelos de máquinas de dobrar. O mais simples apenas dobra e outro mais robusto que também embala as peças já dobradas.
DOBRAR TOPS
De olho na demanda por produtividade, a Sun Special levou para a Tecnotêxtil 2025 modelo de máquina semiautomático para dobrar camiseta, que permite dobrar camisas, mas sem a peça de retenção de gola. Em média, a máquina dobra cerca de 350 peças por hora. Custa em torno R$50 mil, investimento que começa a compensar para empresas que produzem acima de 40 mil camisetas por mês.

Para empresas de maior porte que precisam ganhar ainda mais produtividade, a Sun Special comercializa outro modelo que, além de dobrar as peças, também ensaca, sendo que um deles foi vendido para um fabricante de Franca. Serve para dobrar camisetas, camisas, calças, moletons, polos, casacos, fronhas entre outros produtos têxteis.
A TecnoTêxtil é uma feira de máquinas, equipamentos e outras soluções realizada em Americana, cidade do interior paulista, cuja edição de 2025 termina nesta sexta-feira, 25.