A empresa se inspira nos quatro elementos para criar tags e etiquetas
Para a coleção do verão 2009 da NewColor, o tema escolhido foram os quatro elementos: terra, fogo, água e ar. A empresa, que busca cada vez mais passar mensagens de proteção ao meio ambiente em suas coleções, se norteia, agora, pelo conceito de natureza criativa na elaboração dos produtos.
“A partir do trabalho com esse conceito, tentamos descobrir novos materiais que possam ser incorporados aos nossos produtos e, assim, passar um recado favorecendo a preservação do meio ambiente”, conta Lelo Souza, designer da NewColor. Entre os materiais reciclados usados na nova coleção estão filtros de café, garrafas pet, latinhas de alumínio e câmaras de ar de pneus usados.
Para um dos tags desenvolvidos, o papel foi feito a partir de cascas de cebola por um grupo de presidiários de Cianorte, no Paraná. Depois de pronto, o papel foi enviado à ONG Bairro da Juventude, onde as crianças assistidas pela entidade puderam fazer pinturas com tema livre. Dessa forma, foi escolhida a melhor estampa, que virou um dos tags da NewColor.
“Esse é um dos tags mais especiais da coleção, pela sua história e pelo resultado final do trabalho. Acrescentamos um pedaço de organza a cada um desses tags, que ficaram muito sofisticados”, explica Souza.
Outro destaque da coleção é o uso de rendas nas etiquetas, que em cada um dos elementos se apresenta de forma diferente. “O que buscamos no desenvolvimento de cada coleção é apresentar as tendências de forma sutil, para que o jeans possa ter cada vez mais novidades”, comenta o designer.
fotos: divulgação
(*) Atualizada: a NewColor retifica duas informações que passou durante a entrevista que concedeu para esta reportagem. A empresa usou casca de arroz (não de cebola) nos tags preparados por presidiários de uma cadeia de Criciúma (e não de Cianorte).