A aplicação da tecnologia tem crescido no mundo, respondendo hoje por 6% da produção global de jeans, volume que corresponderia a 300 milhões de peças por ano
Para a inauguração oficial, a Invectiva promoveu um workshop conduzido pela espanhola GFK, cujos equipamentos representa no Brasil. Direcionado a lavanderias que trabalham com equipamentos da marca no Brasil, o evento foi realizado nas dependências da nova empresa, localizada em Valinhos, interior de São Paulo.
Durante o workshop Tecnologia Laser: Soluções Industriais para a Produção de Jeans, a Invectiva anunciou a nova versão do software que acompanha os equipamentos de marcação a laser da GFK. Entre as novidades, Enrique Silla, presidente da GFK, destaca o sistema de filtros que permite explorar as características de construção do tecido para obter peças com efeitos de aspecto mais natural. “Sobre a mesma base de tecido pode-se obter efeitos diversos”, observou Silla. Foram lançados quatro filtros – ring, cross e duas opções de manchas.
Segundo Maurício Pierrotti, diretor da Invectiva que junto com Flávio Canelada comanda a empresa, em quatro meses será feita a atualização do software em toda a base de equipamentos instalada no Brasil. Atualmente, a empresa conta com 55 máquinas em operação no país. No mundo, são cerca de 500 equipamentos, informa Silla.
A nova versão inclui mais recursos como o novo sistema de posicionamento do ponteiro, que passa a assumir a forma do efeito aplicado e não apenas o quadrado ou retângulo tradicional. “É uma funcionalidade bastante útil para aplicar puídos”, destaca o executivo. Outra função nova é o controle de matiz, que varia conforme a tecnologia de tingimento do tecido – a cor do efeito fica branca para corante índigo e assume tons acinzentados quando o laser é aplicado sobre tecidos com tingimento sulfuroso.
De acordo com dados de Silla, 6% da produção global de jeans usa laser para processar peças em lavanderia, volume que equivale a 300 milhões de peças por ano. “Em 2010, essa participação aumentará para 20%”, diz o executivo espanhol.
Dois lançamentos
A Invectiva anunciou, ainda, dois lançamentos: a Marcatex Easy, equipamento de marcação a laser fabricado pela GFK para produções pequenas; e a Solaris, máquina de geração de ozônio em ambiente seco produzida sob encomenda para a Invectiva e destinada à limpeza de peças jeans (remoção do resíduo de corante depositado sobre a superfície da roupa que passou por interferências em lavanderia), que trabalha acoplada a uma secadora ou lavadora.
De acordo com Pierrotti, a Marcatex Easy é uma máquina compacta, criada inicialmente para o mundo da malha, que se adequa também a lavanderias que não produzam mais de 700 peças por dia ou para ser usada como máquina de desenvolvimento em grandes lavanderias, explica Enrique Sillas, presidente do grupo espanhol Eurotrend, que controla a GFK. Tem limitação de área de marcação em quadrado de 50 X 50 cm, que os modelos maiores – Marcatex Flexi 150, 250 e Twin – não apresentam.
Além da linha laser e da Solaris, a Invectiva comercializa mais cinco equipamentos: Teca, Margarita, Scrunch, Big Mac e Estufa EV50.
fotos: GBLjeans