Riccieri lança verão de memórias

O fio condutor do desenvolvimento da nova coleção foi a própria história da empresa, criada em 1981 no Morro da Fumaça (SC)

Para desenvolver a coleção de primavera-verão 2011/2012, a Riccieri foi buscar inspiração na própria história da empresa, criada em 1981 no Morro da Fumaça, em Santa Catarina. Do mergulho no que a marca chama de baú de memórias, emergiram 200 modelos para a estação e outros cem estão previstos para o alto verão, a serem lançados em setembro, conta Daiane Costa Santos, diretora de marketing da Riccieri.



Atualmente, a marca trabalha duas linhas: Riccieri Woman e Riccieri Man. Quatro temas orientam os modelos femininos em estampas e cores, divididos em Farm, College, Savana e Náutico. Enquanto o Farm trabalha
florais, broderies e laises, o College recorre a cores vivas a fim de renovar listrados e xadrezes. O Náutico, que combina o branco com cores quentes, e o Savana, que transita entre tons de marrom, palha e bege, também norteiam a linha masculina.



Peças em jeans representam quase metade da coleção. São 90 modelos, diz Daiane. Ela explica que as formas justas predominam na Riccieri Woman, com slim, skinny, super slim e ultra slim. Para o verão, incluiu a calça ciclista, também justa ao corpo com comprimento que termina cerca de dez centímetros abaixo dos joelhos. Também é grande a variedade de shorts (dos super justos aos comfort) e bermudas (com modelagem boyfriend, forros de bolso à mostra, barras viradas, rasgados, detonados, manchados, sem excluir modelos comportados mais longos e ajustados), descreve a diretora.



“Com referencial na década de 70 voltam as pantalonas com ar de alfaiataria e em tecidos requintados, como sarjas acetinadas e linho”, informa Daiane. Nesse caso, as cinturas ficam bem altas. De modo geral, a Riccieri trabalha com quatro alturas de cintura para as calças femininas: baixa, média, alta e a super alta, que aparece com cós largo ou com a sobreposição de três camadas de cós.

Para as mulheres, as lavagens estão bem variadas. Desde os amaciados resinados ou sujinhos, que destacam os coloridos das linhas de costura e os detalhes de recortes, bolsos e cós, aos delavê e desgastes demarcando pontos de luz. Em compensação, o jeans masculino tem lavagens sóbrias, uniformes.



Os produtos são comercializados exclusivamente através de uma rede de cerca de 2 mil lojas multimarcas. A produção é própria, em
fábrica que recebeu investimentos nos últimos três anos, que praticamente dobraram a área ocupada. Hoje, a planta tem 7 mil metros quadrados e 300 colaboradores diretos.

fotos: divulgação